segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mais uma má notícia



Depois de vender Javi Garcia ao City o Benfica vende agora (porque foi obrigado) Axel Witsel por 40 milhões ao Zenit, que comprou também o Hulk.

Comunicado do Benfica à CMVM:
«A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que alienou a título definitivo a totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Axel Witsel ao Football Club Zenit, pelo montante líquido de € 40.000.000 (quarenta milhões de euros), valor da cláusula de rescisão consagrada no contrato de trabalho desportivo que vigorava entre o referido jogador e esta sociedade.»

O Zenit pagou a cláusula de rescisão do jogador belga e levou o jogador. Witsel esteve apenas 1 ano no Benfica. O ano passado foi comprado ao Standard de Liége por 6,5 milhões e agora vai prosseguir a sua carreira futebolística na Rússia. Tenho pena que este jogador se vá embora porque acho que ele é um magnifico jogador, que merece uma liga melhor que a russa, mas o dinheiro falou mais alto. Os jogadores de futebol o que querem é dinheiro e neste caso quem tem o dinheiro não é o Benfica, mas sim o Zenit. No clube russo ele irá certamente ganhar muito, mas mesmo muito mais que aquilo que ganhava no Benfica. O Benfica não pode entrar em loucuras de ordenados, pois a saúde financeira do clube está em primeiro lugar.

Mas o que me preocupa verdadeiramente é a perda dos dois jogadores titulares do meio campo benfiquista, os dois indiscutíveis do meio campo, para os quais as alternativas são muito limitadas. Para alternativa do Javi temos apenas Matic, e se este se lesiona??? O Jesus diz que temos na equipa B alternativas que são o André Almeida e o André Gomes. Acredito que são bons jogadores, mas todos sabemos que são muito verdinhos para jogar numa primeira liga contra os principais emblemas, já nem falo na liga dos campeões, pois nem vale a pena perder tempo... Em relação ao Witsel é a mesma coisa ou pior... As alternativas na equipa principal são Martins, Aimar e Bruno César, mas todos eles são muito mais ofensivos que o Witsel, nenhum destes 3 jogadores tem capacidade para fazer a pressão que o Witsel fazia sobre os adversários, as recuperações que ele fazia, as excelentes transições defesa-ataque... ele era um verdadeiro médio box-to-box.

Não vamos entrar agora em choradeiras e dizer que está tudo perdido, que temos de pensar já na próxima época e por aí fora. É certo que ficamos mais fracos, perdemos 2 jogadores no valor de 60 milhões, se eles fossem fracos eles não davam o dinheiro que deram por eles. Não vamos dizer que a culpa é da direcçao que só pensou no dinheiro e não pensou minimamente no sucesso desportivo. Ninguém tem culpa nesta história, pois o Benfica não tem capacidade para pagar os salários que os clubes ricos têm. Os jogadores claro que pensam no dinheiro, porque eles andam no futebol para ganhar dinheiro, tanto o Javi, como o Witsel não vieram para o Benfica por serem benfiquistas desde pequeninos, vieram porque no momento era o Benfica que lhes pagava mais. Não os podemos criticar por quererem o melhor para eles e para as suas famílias. Nós próprios faríamos o mesmo na nossa profissão. Se nos oferecerem para fazermos o mesmo trabalho um ordenado 3 ou mais vezes superior nós também mudamos logo de empresa. Não vamos entrar em hipocrisias porque a vida é mesmo assim.

Agora o Benfica tem de se unir ainda mais, os adeptos terão de apoiar ainda mais para continuarmos a lutar pelos títulos. É verdade que estamos mais fracos, pois perdemos 2 grandiosos jogadores e não contratamos nenhum para o lugar deles, mas também é verdade que o nosso principal rival também está mais fraco, pois também vendeu o seu principal jogador e não contratou nenhum para o lugar dele. Não me venham dizer que eles têm alternativas para o macaco verde porque não têm. O atsu, o kelvin, o iturbe, o varela ou outros deste género não são alternativas ao nível do macaco verde. É certo que o macaco verde não é aquilo que dizem ser, mas também é certo que é um jogador decisivo, que por vezes decidia jogos sozinho...


Por tudo isto acredito que o Benfica continua a ter todas as possibilidades de cumprir todos os seus objectivos que são ganhar a liga, fazer boas participações nas taças e conseguir o apuramento para os oitavos de final da liga dos campeões. Tudo continua  a ser perfeitamente possível.

Por fim deixo um especial agradecimento a tudo o que o Witsel fez no Benfica, ao excelente profissional que foi enquanto jogador do Benfica. Este jogador é muito inteligente tanto dentro como fora de campo. Lembro-me que pouco tempo depois de ter assinado contrato com o Benfica já falava português muito bem.  Jogador muito humilde e trabalhador, sempre disponível para ajudar os colegas, nada egoísta. Dotado de uma classe técnica e táctica impressionante. Simplesmente fantástico. Dos melhores jogadores que já jogaram em Portugal. Aproveito também para lhe desejar muito boa sorte em toda a sua vida pessoal e desportiva.

Deixo também um pequeno vídeo de homenagem...


1 comentário:

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...