sábado, 1 de setembro de 2012

Fim de mercado

Finalmente encerrou o mercado. 

Até Janeiro o plantel do Benfica não sofrerá alterações. Não posso dizer que este seja um plantel perfeito, porque não é, não posso dizer também que seja um grande plantel, pois pelas falhas que tem não pode ser considerado como tal. Mesmo assim é um bom plantel, um plantel que dá garantias de conquistas a nível interno, se não houver interferências das arbitragens como é óbvio. Se as arbitragens tiverem influencia como tiveram nos últimos dois anos podíamos ter os melhores do mundo em todas as posições que mesmo assim não ganharíamos.

Vamos lá analisar o plantel.

Guarda redes: estamos bem servidos com o Artur e o Palo Lopes é um bom suplente, além de ser português e formado no clube, o que também é importante.

Defesas: a nível de centrais estamos muito bem servidos, agora nas laterais a coisa está mais difícil. Na esquerda temos dois extremos adaptados a defesas, com a aposta principal a recair em Melgarejo. è uma aposta muito arriscada, que vai demorar a dar frutos (o Coentrão demorou meio ano a aprender). Acredito em bons desempenhos do Melgarejo na maior parte dos jogos, mas nos jogos difíceis parece que terá inicialmente muitas dificuldades. Na direita o Benfica tem apenas no plantel principal o Maxi, o que é manifestamente pouco. Na equipa B tem o João Cancelo, que pelo que vi dos jogos da equipa B parece ser um bom jogador, mas não nos podemos esquecer que tem apenas 18 anos...

Meio campo defensivo: outra das grandes lacunas do plantel, depois da venda de Javi ao City ficamos só com o Matic. O Matic é um bom jogador, mas longe do grande Javi. Além disso não termos alternativa ao Matic no plantel principal. O Jesus diz que as alternativas estão na equipa B e que são o André Almeida e o André Gomes. Acho que são alternativas muito limitadas e acredito mais que quando não jogue Matic jogará outro elemento do plantel principal e não 1 da equipa B. Fiquei triste com a saída do Javi, mas temos que entender que o Benfica precisa de dinheiro para equilibrar as finanças e além disso não podíamos "cortar as pernas" a um jogador que sempre deu tudo pelo clube, que sempre foi totalmente profissional. O City oferece um salário que o Benfica não pode forma alguma acompanhar. Poderia ter dado mais dinheiro, claro que podia, mas o mercado não tem estado para grandes transferências. No mercado europeu a nível interno foi das maiores transferências.

Meio campo ofensivo: temos boas alternativas que são Witsel, Martins e Aimar. Com o regresso de Martins temos mais opções que permitirão dar mais descanso que a Aimar quer principalmente a Witsel. Martins teria dado muito jeito a época passada.

Extremos: aqui a qualidade é inquestionável e a quantidade também, pois para extremos temos 6 jogadores, que são o Sálvio, Gaitan (em principio os 2 titulares base) e ainda Perez, Nolito, Bruno César e ainda Ola John. Foi nestas posições em que já havia abundância e qualidade que o Benfica mais investiu. Fez regressar Sálvio, comprando o seu passe por um valor à volta dos 8 milhões, pois o Benfica já tinha uma percentagem do passe. Critiquei a vinda do Sálvio, pois já tínhamos muitos extremos, mas o que é certo é que ele é claramente superior aos que tínhamos. O Enzo Perez regressou, diz que está com a cabeça limpa e com vontade de jogar. Espero que seja verdade, pois se assim for é um grande jogador que vai dar muitas alegrias. Comprou também Ola John, mas este é ainda para aprender. Este holandês tem apenas 20 anos, não sabe ainda entender o português e ainda para mais vem de um futebol diferente do nosso a nível táctico, por tanto este vai jogar poucos jogos esta época. Este jogador que também custou cerca de 8 milhões de euros é um investimento de futuro, portanto não comecem a criticar o rapaz, o treinador e a direcção pelo que ele custou, pois este é só para render daqui a 1 ano ou 2. Lembrem-se do Di Maria, em que nos 2 primeiros anos pouco jogou e na terceira época explodiu e hoje está... no Real Madrid.

Avançados: também estamos muito bem servidos. Temos o Cardozo, que dispensa apresentações, pois é sinonimo de golo. temos também o Rodrigo que é grande jogador, como já mostrou o ano passado, agora está mais experiente, portanto vai estar melhor. Temos Kardec. E ainda fomos comprar o Lima ao Braga, que foi o melhor goleador da época passada juntamente com o Cardozo com 20 golos. Também fui contra esta contratação, pois tínhamos avançados suficientes e este Lima será terceira opção, portanto gastar dinheiro nele acho que foi um mau negócio. Pelo que a comunicação social diz (o Benfica nada disse em termos de comunicação oficial) este Lima tendo 29 anos, estando em ultimo ano de contrato, custou 4 milhões de euros e ainda o passe de Michel definitivamente. Espero estar muito enganado... mas acho que foi muito mau negócio...

Agora o plantel é este. Quer se goste ou não é este e não se pode fazer nada até Janeiro, por isso são estes jogadores que temos de apoiar, que as coisas corram bem e principalmente quando correm mal. O plantel tem fragilidades, mas todos os planteis do mundo as têm. Quando o Melgarejo, quando o Matic errarem, porque vão errar e muitas vezes temos de os apoiar, pois 1 deles ou mesmo os dois vão sofrer violentos ataques da comunicação social quando errarem. A comunicação social vai tentar transformar estes jogadores nos piores do mundo, à semelhança do que fez com Roberto e Emerson, para desta forma esconder os roubos dos árbitros, portanto não se iludam e apoiem sempre todos os jogadores do Benfica.

Temos de apoiar sempre para que os resultados continuem a ser como o de Setúbal...





Sem comentários:

Enviar um comentário

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...