quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A certeza Oblak

Oblak nasceu no dia 7 de Janeiro de 1993, tendo neste momento 1,86 metros, uma boa altura para guarda redes.

O guarda redes Jan Oblak, que o Benfica emprestou ao Rio Ave esta época, estreou-se pela selecção principal da Eslovénia com 19 anos e 8 meses. É certo que a Eslovénia não tem 1 grande selecção, mas 1 jogador ser titular da sua selecção num jogo mesmo a sério aos 19 anos é sempre um sinal muito positivo. Importa também referir que não será fácil para Oblak ser o titular da selecção, uma vez que esse posto pertence a Samir Handanovic (48 internacionalizações), que foi o titular da Udinese nas últimas 5 épocas e esta época se transferiu para o Inter.

Três anos antes, ou seja em Setembro de 2009, ainda com 16 anos estreou-se pela selecção sub 21 da Eslovénia, tendo jogado por esta selecção 18 vezes nos últimos três anos. Agora passou para a selecção principal.

Este jogador começou a dar nas vistas muito cedo, pois fez o seu primeiro jogo oficial por um clube da principal liga da Eslovénia (Olimpija Ljubljana) no dia 26 de Julho de 2009, ou seja estreou-se com 16 anos e 200 dias, o que é obra. Assumiu a titularidade à segunda jornada e não mais a largou, tendo o seu clube ficado em 4.º lugar no seu campeonato.

Um guarda redes titular de uma equipa da primeira liga chama logo a atenção, e então foi aí que o Benfica entrou em acção. Liverpool e Aston Villa também estavam interessados, mas o Benfica ganhou a corrida pelo jogador.

Em 2010 o Benfica contratou este esloveno por 3 860 000, ou seja quase 4 milhões de euros. O Benfica nunca chegou a dizer oficialmente quanto ele custou, mas diz no seu relatório e contas de 2009/2010 que

Como sabemos que o Gaitan custou 8,4 milhões e o Jara 5,5 milhões, porque foram negócios comunicados à CMVM, então basta subtrair aos 17, 76 milhões o valor dos 2 argentinos e temos o custo do Oblak.

Comprar um jogador esloveno de 16 anos por quase 4 milhões de euros foi um risco muito grande, mas tudo indica que foi uma aposta ganha.

Em 2010/2011 o Oblak fez a pré época com o plantel principal do Benfica, mas depois acabou por ser emprestado ao Beira Mar, onde não jogou, foi apenas suplente em alguns jogos. Em Janeiro, insatisfeito com esta situação o Benfica retirou o jogador de Aveiro e colocou-o no Olhanense, onde também não jogou, tendo sido suplente em apenas alguns jogos.

Em 2010/2011 foi novamente emprestado, desta vez ao Leiria, onde jogou a segunda metade da época, tendo feito 17 jogos a titular (16 para a liga e 1 para a taça de Portugal)

Nesta época foi novamente emprestado, desta vez ao Rio Ave. Na primeira jornada não jogou, uma vez que estava a cumprir castigo ainda do tempo do Leiria. Nas duas jornadas seguintes jogou os 90 minutos e não sofreu golo nenhum, sendo juntamente com Salin (2 jogos) e Adriano (3 jogos) os guarda redes imbatíveis na liga até ao momento.  De referir que Oblak foi a alvalade e não sofreu qualquer golo...

Agora com menos de 20 anos torna-se internacional pela sua selecção principal. Muito bom. O Oblak refere que em Janeiro se o Benfica quiser ele pode regressar. Calma Oblak, o Benfica tem neste momento um bom guarda redes, portanto estás muito bem no Rio Ave, onde vais jogar e ganhar experiência de primeira liga. No próximo ano deves ainda ser emprestado a 1 clube que lute por lugares europeus, seja em Portugal ou no estrangeiro e então sim, na época seguinte deves regressar ao Benfica para seres titular.

O Oblak tem contrato até 2016, portanto está seguro. Daqui a 2 épocas já terá 21 anos, já terá perto de 100 jogos em clubes de primeira divisão, logo já terá a experiência necessária para assumir a titularidade do Benfica.  Se continuar a evoluir como até aqui não tenho qualquer dúvida que será um grande guarda redes no futuro.

3 comentários:

  1. O Benfica quando comprou o Gaitan comunica à CMVM o que gastou com 100% do passe. Ou seja o que paga exclusivamente ao clube de origem. Não inclui comissões devidas por exemplo.

    Penso que aos valores do Gaitan e do Jara comunicados à CMVM tens de somar pelo menos 10% da comissão (1.39M). Vi num site especializado que o Oblak custou 1.7M. Este valor está mais de acordo com a necessidade de contabilizar nos 17.76M, pagamentos de comissões e até prémios de assinatura pelos 3 passes.

    De referir a título de exemplo, que o FCP comunicou 13M pela compra do Danilo à CMVM e no relatório e contas já refere que o custo total foi de cerca de 18M. Ou seja há quem pague bem mais do que 10% de comissões ;)

    Esquecendo o valor de compra, penso que foi uma grande aquisição. Só espero que não sofra com os benfiquistas e a sua fobia contra os estrangeiros. É que já vi num blog que queria colocar o Carlos Martins e o Miguel Rosa a médios centro só para termos mais portugueses no 11 inicial... ou seja entrarmos sem nenhum médio rotinado e capacitado para os processos defensivos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... existe sempre esse problema das comissões. Também cheguei a ler na altura que o passe do Oblak estava avaliado em 2 milhões de euros, valor próximo daquele que referes. O que é certo é que o Benfica gastou os 17,76 milhões no Gaitan, Jara e Oblak.

      Acredito seriamente no valor deste Oblak, também quero ter mais portugueses no Benfica, mas quero principalmente ganhar, seja com portugueses, seja com estrangeiros. Se o Oblak for melhor que o Mika então tem que jogar o Oblak.

      Eliminar

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...