segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Benfica

O Benfica venceu folgadamente em Barcelos no sábado passado. Tinha criticado o Jesus pelo esquema táctico que utilizou em Moscovo, mas desta vez o Jesus esteve muito bem. Deixou de fora alguns jogadores que jogaram em Moscovo e que certamente iriam evidenciar cansaço e apostou em jogadores que muito pouco ou nada tinham jogado na equipa principal, como são os casos de Luisinho, André Gomes e Ola Jonh. Além disso colocou o Enzo na ala.

O Benfica neste jogo não utilizou um grande número de jogadores potencialmente titulares como foram os casos de Luisão, Gaitán, Sálvio, Carlos Martins, Aimar e Melgarejo.

O Gil Vicente ficou de tal forma atordoado com a constituição da equipa do Benfica que nos primeiros 45 minutos o Benfica marcou três. A comunicação social para não dar o mérito ao Jesus e à equipa do Benfica disse que o Gil Vicente jogou muito passivamente...

Grande mérito desta vitória, num jogo que se previa muito difícil, vai para Jesus que soube potenciar alguns suplentes neste jogo. É assim que deve ser. Deve haver uma boa gestão do plantel. E uma boa gestão do plantel faz-se mudando apenas alguns jogadores e não como fez Jesus noutras épocas em que jogavam sempre os mesmos ou então jogava a equipa titular no jogo importante e depois a equipa suplente nos jogo menos importante. Uma gestão deste tipo destrói os jogadores "menos bons", desmotivando-os.

Espero que o tipo de gestão efectuada em Barcelos seja para manter. Muita gente pensava que Luisinho e Ola Jonh só faziam parte do plantel para fazer número e agora puderam ver que isso mudou. Todos os jogadores são necessários e todos terão as suas oportunidades. Desta forma os jogadores que normalmente são menos utilizados têm de aproveitar as oportunidades quando estas surgem.

Luisinho e Ola Jonh mostraram que têm vontade de jogar mais, aproveitaram a oportunidade que lhes foi dada para num jogo difícil mostrarem que estão presentes e que querem jogar mais.

Outro aspecto importante deste jogo foi a estreia a titular de André Gomes na liga com a camisola do Benfica. E que estreia teve este jovem jogador de 19 anos. Além de ter feito uma bela exibição, mostrando já bons momentos técnicos e tácticos também marcou um golo.

Agora há que ter calma e não hiper valorizar este jovem jogador. Ele tem potencial, mas não se pode deslumbrar por ter sido titular num difícil jogo da liga portuguesa pelo Benfica. Tem de continuar a trabalhar muito para singrar neste futebol.

O ponto menos positivo deste jogo foram as declarações de Jesus na flash interview quando se referiu à diferença de exigência entre os jogos da liga portuguesa e da liga dos campeões. É verdade que são jogos completamente diferentes, mas também é verdade que não se pode dizer que certos jogadores não têm nível para a liga dos campeões, mesmo que tal seja verdade.

Por exemplo neste momento não considero o Melgarejo melhor lateral esquerdo que o Luisinho. Sei que daqui a poucos meses o Melgarejo será indiscutivelmente melhor, mas neste momento até acho que o Luisinho fizesse melhor, pois já tinha rotinas da posição de quando estava no Paços e além disso como tem 27 anos tem muito mais experiência e a experiência também é muito importante no futebol.

A equipa B está a demonstrar que apesar de não estar nos primeiros lugares da segunda liga já é um grande sucesso, pois já 3 jogadores da equipa B foram titulares em jogos da equipa principal. André Almeida, Sidnei e André Gomes estão a mostrar que a equipa B é importante. E ainda temos na B Miguel Rosa que espero que tenha também em breve uma oportunidade na equipa principal.

Mas o maior destaque tem de ser dado ao André Gomes pois é um jovem que está a ser formado no clube, uma prova de que a formação do Benfica está a trabalhar bem. E como André Gomes vão surgir outros igualmente de grande qualidade. Mas ninguém pense que a partir de agora vamos ter meia dúzia de jogadores bons da formação por ano. Isso não vai acontecer. Por melhor que seja a formação vão surgir apenas 1 ou 2 jogadores que poderão ser aproveitados para a equipa principal por ano. Se tudo correr bem a médio prazo (3/4 anos) poderemos ter meia equipa formada por jogadores oriundos da formação.

Ainda uma última nota. Em relação à equipa B que perdeu em Penafiel por 2 a 1, sendo que existiram 2 penaltis contra o Benfica e ainda um expulsão. Não vi o jogo, nem os lances em questão, mas acho que muito provavelmente existiram habilidades do árbitro... Se algum dos leitores me pudesse facultar um site onde estejam disponíveis os lances ficaria muito agradecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...