terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sempre a somar

O Benfica terminou ontem a primeira volta da liga com mais uma vitória. Foi vencer a Moreira de Cónegos o Moreirense por 2 a zero. Não foi uma vitória fácil. O Moreirense está em último, mas como precisa de pontos, como jogava em casa e ainda como era contra o Benfica fez um grande jogo, dificultado bastante a missão do Benfica.

A primeira parte foi complicada, com o Moreirense a defender com praticamente toda a equipa e apostando nos contra ataques rápidos, principalmente de Ghilas. Destaque na parte final da primeira parte para uma grande jogada de Gaitán e subsequente remate ao poste de Sálvio.

Na segunda parte tudo foi diferente. O Benfica entrou muito pressionante e marcou logo nos instantes iniciais por Matic só que o lance foi invalidado por fora de jogo. Diga-se que a decisão foi correcta. Dois minutos depois numa recuperação de bola de Lima a meio campo, que entrega de seguida para Sálvio que em mais uma das suas grandes arrancadas marcou um bom golo.

Depois de marcar o Benfica sabia que o jogo estava quase ganho, pois agora o Moreirense ia subir mais no terreno e os espaços para o Benfica atacar seriam maiores e assim foi. Já com Ola Jonh e Rodrigo em campo foi a vez do holandês servir na perfeição Lima que se isolou e marcou um grande golo. Lima está a tornar-se o senhor dos grandes golos. Nos últimos jogos Lima tem jogado muito bem e marcado muitos golos. Lima tem 7 golos nos últimos 6 jogos, sendo que em apenas 1 jogou os 90 minutos. Pelo contrário Cardozo tem-se esforçado, mas anda desencontrado com os golos.

O Benfica marcou o segundo e criou lances para marcar mais. O destaque neste jogo vai para Lima, mais um golo e uma assistência e para Sálvio que esteve mais uma vez em alta rotação com as suas correrias e com as suas fintas que punham a cabeça dos adversários à roda.

Vamos a contas. A primeira volta terminou com um saldo de 12 vitórias e 3 empates. Estamos na liderança. Os corruptos têm um jogo a menos e três pontos a menos também, mas como o jogo é contra o Setúbal os corruptos têm a vitória garantida. Sempre que os corruptos vão a Setúbal a vitória é facílima e normalmente por números muito avantajados. Vai-se lá saber porquê...

O Benfica terminará então em igualdade pontual com os corruptos, sendo que em duas das igualdades na liga foi claramente prejudicado. Com os corruptos de braga o Cardozo marcou um golo limpo que dava a vitória, só que o "habilidoso" anulou. Em Coimbra outro "habilidoso" marcou 2 penaltis inexistentes contra o Benfica. Do lado dos corruptos também existiram fortes benefícios. O Alex Sandro por exemplo jogou com as mãos na bola várias vezes na área sem que os "habilidosos" marcassem as respectivas penalidades. Portanto se houvesse justiça neste momento o Benfica estaria com vários pontos de avanço.

Estamos em Janeiro, em pleno período aberto do mercado de transferências e então é totalmente normal falar-se jogadores que vão entrar e que vão saír do benfica. Nos últimos dias têm sido falados com insistência como possiveis saídas Aimar, Nolito e Bruno César. De referir que nenhum deles foi convocado para o jogo de ontem. Aimar esteve com um pé no Dubai, mas pelos vistos já não vai. Nolito tem metade das equipas espanholas interessadas, mas o Benfica não o quer deixar sair. E Bruno César pelos vistos vai sair para um clube da Arábia Saudita.

Vamos por partes. Aimar jogou muito pouco nesta primeira meia época, esteve grande parte do tempo lesionado e já apresenta uma idade avançada, bem como um salário elevado. No entanto técnica e tacticamente Aimar é ainda um grande jogador. Esteve parado muito tempo, portanto seria azar a mais voltar a estar muito tempo parado na segunda volta. Portanto acredito que Aimar ainda será muito útil ao Benfica. Não para jogar sempre a titular, mas sim para ser uma alternativa válida em muitos jogos, pois existirão muitos jogos e será necessário fazer rotações, para não levar os jogadores ao esgotamento físico. Além do mais pela sua experiência Aimar é uma extensão do treinador no campo. Por isso concordo que fique.

Quanto a Nolito e Bruno César sempre defendi que 1 deles deveria saír. Não tinha preferência por nenhum. O Benfica tem neste momento no plantel principal para jogar nas alas Sálvio, Ola Jonh, Gaitán, Nolito e Bruno César, o que é muito, pois só jogam 2 e outros dois para o banco, logo sobra sempre 1. Além do mais na equipa B o Benfica ainda tem Urreta, Miguel Rosa e Ivan Cavaleiro. Desta forma a saída de 1 dos jogadores menos utilizados na equipa principal será bom, pois o que ficar terá mais tempo de jogo e consequentemente mais motivação. Em caso de necessidade a equipa B dará um auxilio.

O dinheiro obtido na venda do Bruno César deve ser utilizado para abater passivo. Não sei qual a verba envolvida no negócio, mas penso que será no mínimo 6 milhões de euros.

No próximo fim de semana será um jogo importantissimo, dos mais dificeis da liga. O Benfica desloca-se ao reduto de uma das equipas B dos corruptos, neste caso a braga e terá de fazer um grande jogo para obter a vitória. É preciso concentração máxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...