quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Perdemos mas ficamos mais fortes

O Benfica perdeu ontem com o Barcelona por 2 a zero. Perder é sempre mau. Mas neste caso perder contra a melhor equipa do mundo da actualidade não é assim tão mau. Poderia vir para aqui dizer que o Barcelona actual é a melhor equipa do mundo de sempre, mas não o vou fazer, pois sou muito novo e já se jogava muito e bom futebol antes de eu nascer. O Barcelona é a melhor equipa da actualidade, no entanto também irá perder, poucas vezes é certo, mas acredito que irá perder, porque não pode correr tudo bem todos os dias, existirão certamente dias em que tudo parece correr mal. Espero que um desses dias seja quando o Benfica for jogar a sexta jornada da fase de grupos, em que o Barcelona já esteja apurado e jogue com muitos suplentes. Tirando o jogo da segunda mão da super taça espanhola com o Real no Barnabéu o Barcelona ganhou os jogos todos.

Já toda a gente sabia que o jogo ia ser muito difícil, mas pelo que o Benfica mostrou a história poderia ter sido diferente. O Benfica jogou como tinha de jogar, ou seja em contra ataque com os velozes Gaitan e Sálvio a apoiarem Lima. O Benfica tinha de defender bem todo o jogo, mas teve a infelicidade de sofrer golo no primeiro remate do Barcelona logo aos 6 minutos. A ideia do Benfica era defender de forma a retardar o golo do Barcelona e assim tornar o Barcelona mais impaciente e poder aproveitar dessa forma o aumento dos riscos do Barcelona e tentar marcar no contra ataque. Mas o golo cedo estragou parte da estratégia. 

Logo de seguida o Lima, após excelente passe de Gaitan poderia ter empatado o jogo e colocado em sentido o Barcelona. Não marcou e deu mais força ao Barcelona. O Benfica fez uma primeira parte muito boa. Não criou muitas oportunidades flagrantes, mas criou alguns lances de perigo.

Parece mentira, sina ou outra coisa qualquer, mas mais uma vez os árbitros prejudicaram o Benfica. Por volta dos 30 e tal minutos há uma falta sobre o Enzo para amarelo e o árbitro não mostra nada, no minuto seguinte há uma falto do Bruno César ainda no meio campo do Barcelona e o árbitro já mostra amarelo ao benfiquista. Mas o mais grave veio pouco depois com Pedro,que já tinha amarelo, a fazer uma entrada totalmente fora de tempo, sem qualquer hipótese de jogar a bola, sobre o Gaitan e o árbitro teve medo de expulsar o jogador do Barcelona quando o resultado ainda estava em discussão. Este lance fez-me lembrar um lance do Maxi no Chelsea x Benfica da época passada, em que o Maxi já tinha amarelo e tem uma entrada fora de tempo a meio campo. Aí o arbitro não teve qualquer problema em expulsar o jogador do Benfica. Como o Pedro é do Barcelona... ficou em campo.

Não vou dizer que contra 10 o Benfica ainda ia ganhar o jogo, pois muito provavelmente ia perder na mesma. Ou seja, o vencedor não está em causa, mas que deveria ser expulso isso devia.

Na segunda parte o Benfica entrou mais ou menos bem, no entanto voltou a sofrer um golo cedo e a partir daí parece que o Benfica desistiu. Acredito que o Benfica a partir do segundo golo teve medo de continuar a tentar e pensou em não sofrer mais golos. Penso que a equipa tomou a decisão correcta, pois uma derrota por números elevados iria desmotivar a equipa nos próximos jogos e além disso dar força aos nossos adversários em Portugal.

Muitos portugueses queriam ver o Benfica ser goleado ontem. Os próprios jornalistas da tvi queriam isso, eles chegaram a gritar golo em lances em que o Barcelona rematou ao lado, tal era a vontade de ver o Barcelona marcar. Por volta dos 60 minutos tirei o som da televisão.

O Benfica perdeu, mas mantém intactas as aspirações para o apuramento, pois os reais adversários para a qualificação são o Celtic e o Spartak. Ontem aconteceu um resultado surpreendente na Rússia, pois não esperava de todo uma vitória do Celtic. Mas mesmo assim nada está perdido para o Benfica, o empate teria sido melhor, mas a vitória do Celtic também serve. Agora o que eu espero é que o Barcelona seja totalmente profissional e ganhe os jogos ao Celtic e Spartak.

Actualmente o Celtic tem quatro pontos, o Benfica 1 e o Spartak zero.

Se o Benfica fizer 8 pontos quase de certeza que passa. Ou seja, se o Benfica empatar na Rússia e vencer em casa o Spartak e o Celtic fará os tais 8 pontos.

O Celtic se perder os 2 jogos com o Barcelona e com o Benfica fará no máximo 7 pontos.

O Spartak se empatar e perder com o Benfica fará no máximo 7 pontos (ganhando ao Barcelona e Celtic).

Portanto as hipóteses do Benfica de qualificação continuam totalmente em aberto.

O Benfica perdeu com o Barcelona mas saiu mais forte pois viu-se claramente que temos uma boa equipa. Gostei particularmente do Matic (tirando os últimos 10 minutos claro). A equipa foi muito unida e solidária e isso é muito bom para fortalecer o espírito de grupo. No sábado quero ver a mesma garra contra o Beira Mar de forma a manter a liderança.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...