quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Queda abrupta na esperança

O Benfica foi a Moscovo perder 2-1 com o Spartak e pode ter hipotecado a passagem aos oitavos de final. Este era um jogo em que era muito importante não perder. Por isso não entendi minimamente o porquê de logo no inicio de jogo com o resultado zero a zero a equipa se tenha lançado todo no ataque e logo por azar um mau passe de um dos jogadores mais atrasados originou o golo dos russos em contra ataque. Totalmente estranho este inicio de jogo, quando deveria ser o Benfica a aguardar o adversário e a tentar o contra ataque aconteceu exactamente o contrário. 

Acabamos por conseguir recuperar, mas depois voltamos a tremer todos frente aos russos, que acabaram por marcar numa infelicidade do Jardel. A culpa não é do Jardel, mas sim da falta de rigor de toda a equipa que permitiram ao adversário muitos espaços.

Acho que o Benfica perdeu este jogo por não ter tido meio campo. Faltou presença e força ao meio campo. Este era um jogo para não perder portanto não deviam ter jogado 2 avançados. Eu sei que o Rodrigo jogou como avançado recuado para apoiar o meio campo, mas ele fez isso??? Alguém notou? O Rodrigo é muito bom jogador, mas é na sua função. Ele faz bem esse papel de segundo avançado em jogos que o Benfica é claramente superior. Num jogo destes não podia jogar nessa função. Só jogava um avançado ou o Lima ou o Rodrigo. No meio campo jogava por exemplo o André Almeida.

Por exemplo no tempo do Koeman em 2005/2006 o benfica foi a França jogar com o Lille. Era fundamental o Benfica não perder para ainda ter hipóteses de apuramento. O que é que o Koeman fez? Colocou a jogar 4 centrais (Alcides e Ricardo Rocha jogaram a laterais) a extremos jogaram aqueles que normalmente eram laterais o Nelson e o Leo. O resultado? Empatamos zero a zero.
Noutro jogo nessa mesma época jogamos nos oitavos de final com o Liverpool na primeira mão em casa. O Koeman utilizou novamente uma estratégia de contenção. Era importantíssimo não sofrer golos. Desta vez optou por jogar com três médios para o centro do terreno (Beto, Petit e Manuel Fernandes). O resultado? Ganhamos 1 a zero.



 E muitos mais exemplos poderiam ser dados. Por vezes muito mais importante do que ganhar é não perder. Hoje em Moscovo era um desses jogos.

O Jesus queixou-se da inexperiência de alguns jogadores. É verdade que alguns têm pouca experiência neste tipo de jogos (Melgarejo, Jardel, Matic). Então uma das soluções seria usar uma táctica que protegesse mais os jogadores inexperientes, dando-lhes mais apoio e isso fazia-se com mais homens no meio campo. O Benfica como não tinha meio campo não tinha capacidade para recuperar bolas nem para manter a posse de bola, logo teve muitas dificuldades para atacar. Como o Benfica não conseguia ter bola Rodrigo e Lima passavam muito tempo sem fazer nada de proveitoso para a equipa. Nem defendiam, porque ficavam na zona de meio campo nem atacavam porque a bola não lhes chegava...

O Jesus que já tanto fez de extraordinário desta vez foi completamente vulgarizado a nível táctico pelo treinador espanhol da equipa russa.

Mas nada está perdido. Ainda há hipóteses, embora estas estejam a tornar-se cada vez mais difíceis. Temos de ganhar os jogos em casa e esperar que o Barcelona ganhe os seus jogos como Celtic e Spartak.

Neste momento o Barcelona tem 9 pontos, o Celtic 4, o Spartak 3 e o Benfica apenas 1.

Agora estamos ainda mais na fase dos ses. Se o Barcelona ganhar os jogos todos faz 18 pontos.
Se o Benfica ganhar em casa ao Celtic e Spartak (tem toda a obrigação de o fazer) e perder com o Barcelona faz 7 pontos.
Se o Celtic perder com o Barcelona e com o Benfica o resultado do jogo com o Spartak é indiferente.
Se o Spartak perder com o Benfica e Barcelona o resultado com o Celtic é indiferente.
Ou seja, o apuramento ainda é possível.

Mas acho que está muito difícil. Não me lembro de nenhuma equipa ter passado a fase de grupos com apenas 7 pontos... Se algum dos leitores conhecer um caso destes agradecia a informação.

Agora concentração máxima para Barcelos, pois também será um jogo muito difícil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...