domingo, 7 de abril de 2013

Teve de ser de longe


O Benfica conquistou ontem uma importante vitória frente ao Olhanense. Nas 3 épocas anteriores com Jorge Jesus o Benfica tinha conseguido apenas 3 empates para a liga no Estádio do Olhanense, no entanto já esta época para a taça da liga o Benfica tinha ido lá ganhar por 2 a 1. O Benfica venceu por 2 a zero, mas teve algumas dificuldades, pois o Olhanense limitou-se a defender, sempre com as linhas muito recuadas. O Olhanense fez o seu primeiro remate "à baliza" perto do minuto 60, já depois do Benfica marcar o primeiro golo, o que diz bem da tentativa de defender a todo custo, para obter um empatezinho, e assim ajudar o "amigo" que disponibilizou  o dinheiro para pagar mês e meio de salários aos jogadores.

Jorge Jesus é mesmo imprevisível. Desta vez decidiu deixar Cardozo no banco, jogando com Lima e Rodrigo na frente. Acho que o Cardozo devia ter sido titular, no período em que o Benfica mais ia atacar, ou seja, no inicio do jogo é quando Cardozo é mais útil, pois é um verdadeiro homem de área. Depois do resultado estar feito o Benfica precisa mais de homens rápidos para tentar o contra golpe e Cardozo só foi utilizado na parte final do jogo... Estava à espera que Luisinho jogasse a defesa esquerdo, pois Melgarejo estava lesionado, mas Jorge Jesus decidiu colocar André Almeida nessa posição. Quando se pensa que JJ já inventou tudo, aparece mais qualquer coisa. JJ justificou-se dizendo que André Almeida tem melhor ritmo competitivo do que Luisinho. É verdade, pois André Almeida tem jogado frequentemente a defesa direito e Luisinho tem jogado pouco. São dois jogadores completamente diferentes. Luisinho é um lateral com características bastante ofensivas, enquanto o André Almeida é um jogador mais defensivo, em que arrisca menos, arriscando apenas pela certa. Este era um jogo em que o Benfica não poderia de forma alguma sofrer um golo, pois se isso acontecesse as dificuldades aumentariam muito, pois a equipa algarvia iria fechar-se ainda mais. Entendo a opção de JJ, no entanto também acredito que seja um pouco desmotivante para o Luisinho não jogar quando o lateral titular está castigado. Espero que JJ volte a confiar no Luisinho no jogo da taça de Portugal de segunda a 8.

JJ promoveu também o regresso de Sálvio neste jogo e em boa hora o fez, pois foi dele o primeiro golo do Benfica, um belo golo de fora da área. Sálvio rematou num lance em que ninguém estava à espera que o fizesse. Este golo foi o "abre latas" que o Benfica precisava, pois a partir daí o Olhanense tentou atacar um bocadinho e desta forma deu um pouco mais de espaço ao ataque do Benfica, que viria a matar o jogo pouco depois em mais um golo de belo efeito, desta vez de Matic, mais uma vez de fora da área. Quando não se pode marcar dentro da área, marca-se de fora...

A partir do segunda golo o Benfica limitou-se a controlar o jogo, e efectuou esse controlo muito bem, pois não permitiu qualquer veleidades ao ataque do Olhanense. O Benfica mostrou que está forte e que já sabe controlar os jogos. Os campeões têm de saber jogar assim, depois de fazerem o resultado controlar o jogo de forma a não permitir que o adversário crie problemas e baixando o ritmo de jogo, de forma a evitar desgaste desnecessário.

O Benfica tem tido uma forte carga de jogos, tendo frequentemente 2 jogos por semana. O Benfica vinha de 1 jogo exigente da Liga Europa com o Newcastle na quinta feira e portanto alguns jogadores poderiam acusar algum desgaste, por isso foi muito importante que o jogo ficasse praticamente ganho por volta dos 60 minutos, dando assim para baixar um pouco o ritmo, pois quinta feira já temos a segunda mão dos quartos de final em Newcastle.

A equipa não fez um grande jogo, mas fez o suficiente para vencer categoricamente. Não houve uma exibição deslumbrante, mas houve uma exibição segura. Nesta recta final, mais importante que as grandes exibições é o pragmatismo dos resultados. A defesa esteve seguríssima. O meio campo central esteve muito bem, aquele Matic está cada vez melhor. Sálvio e Gaitán têm uma qualidade técnica mesmo muito boa. Lima e Rodrigo foram o sector menos forte, pois a defesa do Olhanense era composta por muitos elementos, o que dificultou muito a tarefa dos avançados.

Agora recuperar energias para o importante duelo com os ingleses. Levamos uma pequena vantagem, por isso é preciso muito trabalho e concentração para se obter o apuramento para as meias finais da Liga Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...