sexta-feira, 26 de abril de 2013

Nada está perdido


O Benfica perdeu ontem por 1 a zero com o Fenerbahçe na Turquia. Foi um jogo muito complicado para o Benfica. O Fenerbahçe perdeu no campeonato turco no último fim de semana, ficando a 7 pontos do Galatasaray, ou seja, praticamente afastado do título, portanto eles iam e vão continuar a apostar tudo na Liga Europa.

O Fenerbahçe fez um grande jogo, apoiado por um público muito entusiasta que apoiou sempre a equipa turca e assobiou sempre os jogadores do Benfica. O Fenerbahçe enquanto o resultado estava zero a zero mandou 3 bolas aos ferros da baliza de Artur, sendo que num desses lances foi de penalti. O Benfica também enviou uma bola ao poste. O Fenerbahçe foi muito melhor que o Benfica durante a maior parte do jogo, mas o que é certo é que só conseguiu marcar através dum canto cedido pelo árbitro aos turcos, quando na realidade deveria ter sido marcado pontapé de baliza a favor do Benfica.

Será muito bom o Benfica ir à final da Liga Europa, mas a prioridade do Benfica tem que ser o campeonato. O importante é vencer o Marítimo, pois uma vitória na Madeira praticamente entrega o título ao Benfica. Jorge Jesus sabe bem disso e então poupou alguns jogadores importantes, como foram os casos de Lima e de Gaitán que só foi utilizado 45 minutos. Enzo também não jogou, mas neste caso porque estava a cumprir castigo, tal como André Almeida. Luisão não jogou devido a uma pequena lesão. André Gomes e Aimar jogaram a titular no Benfica no jogo de ontem. Aimar tecnicamente é muito bom, mas a idade não perdoa. Antes deste jogo a última vez que Aimar tinha sido titular foi em Paços de Ferreira para a meia final da Taça de Portugal a 30 de Janeiro. Depois disso apenas entradas nos últimos minutos dos jogos. Aimar esteve muito tempo lesionado e como tem jogado muito pouco tem pouco ritmo para jogos deste nível de exigência. André Gomes tem muito potencial, mas ainda está muito verdinho para estas andanças, estes jogos apresentam um nível de muita exigência física e mental. André Gomes ainda não está preparado para este tipo de jogos, mas estará em breve.

Desta forma, o Benfica utilizou uma equipa que não foi a mais forte que podia ter utilizado. Poupou certos jogadores de forma a ter uma equipa forte em termos físicos no difícil jogo nos Barreiros. Em principio Luisão estará de regresso, Lima e Enzo também e Gaitán que só jogou 45 minutos também estará bem fisicamente.

Em caso de vitória frente ao Marítimo o Benfica aumentará em muito os índices anímicos, pois o campeonato estará quase na mão e então poderá dar dar tudo na Liga Europa contra o Fenerbahçe. Com um ambiente adverso o Benfica conseguiu manter-se na eliminatória. No Estádio da Luz tudo será diferente. Com um ambiente favorável ao Benfica, com mais de 60 mil a puxarem pelo Benfica acredito numa vitória que permita o apuramento. Além disso Topal e Webo não jogarão a segunda mão por castigo disciplinar. Topal esta época jogou a titular em 16 dos 17 jogos do Fenerbahçe nas competições europeias (4 liga dos campeões e 12 liga Europa), portanto é uma pedra chave dos turcos que ficará de fora. Na liga turca jogou em 23 dos 30 jogos. Webó jogou apenas 6 jogos na Liga Europa, mas fez 27 jogos na liga turca em 30 possíveis. É também uma perda importante. Além disso Meireles, esse anti Benfica primário lesionou-se no jogo com o Benfica em que se arrebentou todo para tentar ganhar ao Benfica e em principio ficará fora da segunda mão. Meireles só chegou em finais de Agosto ao Fenerbahçe e mesmo assim tem 8 jogos na Liga Europa e ainda 21 na liga turca. Ou seja, o Fenerbahçe perdeu ontem de uma assentada três jogadores para a segunda mão em Lisboa, é certo que têm outros que também são bons, mas estes que ficarão de fora são indiscutivelmente melhores. Ao Benfica faltará Ola Jonh, que também estará suspenso, mas temos Gaitán, que é o normal titular dessa posição.

O Benfica tem agora de se concentrar totalmente no difícil jogo na Madeira e vencê-lo. Acredito totalmente que o Benfica consiga fazer o difícil feito histórico de ganhar as três competições em que está envolvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...