domingo, 31 de março de 2013

Benfica demolidor


O Benfica venceu ontem o Rio Ave por 6 a 1. Foi o jogo em que o Benfica marcou mais golos no campeonato. O Rio Ave esteve 2 semanas a preparar a estratégia para o jogo contra o Benfica e decidiu mudar a sua forma habitual de jogo. Já tinha ido ao estádio do ladrão e lá utilizou apenas 2 centrais. Contra o Benfica decidiu jogar com 3, mas teve azar, o Benfica entrou muito forte e aos 15 minutos já estava a vencer por 2 a zero. Grande Benfica! Gaitán foi o assistente dos dois primeiros golos marcados por Melgarejo e por Matic. Ainda na primeira parte o Benfica fez o 3 a zero por Lima, a passe de Enzo, em mais uma boa jogada de futebol do Benfica.

Na segunda parte o Benfica voltou a entrar forte e cedo fez o 4 a zero numa obra prima de Lima. Um grande golo do brasileiro de fora da área, foi o golo da noite. O Rio Ave acabou por marcar um golo num lance de sorte. Um jogador vilacondense tenta cruzar para um jogador do Rio Ave, mas a bola acaba por ir em direcção de outro e este quase por instinto cabeceia a bola, enganando desta forma Artur. O Rio Ave começou a pensar que podia fazer algo mais, mas numa sequência de entradas ríspidas ficou sem dois jogadores. A partir daí, o Benfica  passou a ter ainda maiores facilidades e então tentou aumentar mais a nota artística, surgindo mais 2 golos por Lima (que assim fez um hattrick) e por Enzo, no entanto teve oportunidades para marcar mais alguns.

Agora espaço para algumas notas.

Lima fez o seu primeiro hattrick pelo Benfica. Inicialmente fui contra a contratação de Lima, pois tínhamos Nelson Oliveira, Mora e Kardec, além dos mais credenciados Cardozo e Rodrigo, por isso entendia que não era necessário gastar dinheiro em mais um avançado, ainda para mais com 29 anos. Um mês depois da sua contratação comecei a pensar diferente, pois o Lima mostrou que era um verdadeiro goleador e que não estava a sentir o forte peso do manto sagrado. Por muito que simpatize com Nelson Oliveira e Mora sei que nenhum deles teria feito algo parecido com o que o Lima está a fazer. Lima tem sido um jogador fundamental nos sucessos do Benfica esta época. Lima já leva 24 golos pelo Benfica esta época, para termos um ponto de comparação, por exemplo Cardozo tem 27. Os 2 avançados principais do Benfica já levam mais de 50 golos esta época. Estes 2 jogadores são responsáveis por 50% dos golos do Benfica. Hoje os 4 milhões que custou o Lima são uma autêntica pechincha.

Rodrigo foi ontem titular. Cardozo apresentou problemas físicos e Jorge Jesus decidiu poupar o paraguaio e dar uma oportunidade a Rodrigo. Rodrigo esforçou-se muito. Notava-se que queria marcar um golo, mas não conseguiu. Na selecção espanhola de sub-21 as coisa têm corrido muito bem, tornou-se mesmo o maior goleador da selecção de sub-21 de Espanha. No Benfica os golos não têm aparecido. O Rodrigo não deve desesperar, ele tem qualidade e tem trabalhado bem, portanto mais cedo ou mais tarde os golos vão surgir. O importante é manter a calma.

O árbitro deste jogo, Rui Costa, optou por uma abordagem ao jogo muito disciplinadora, mostrando cartões amarelos com demasiada facilidade, provavelmente por ser o Benfica e por o próximo adversário do Rio Ave ser o clube corrupto. Sei que os adeptos do clube corrupto vão dizer que as duas expulsões foram para beneficiar o Benfica, mas eu relembro que as expulsões dos 2 jogadores do Rio Ave ocorreram quando o resultado estava em 4 a 1 e portanto o vencedor do jogo estava claramente encontrado. Este critério de muito amarelos serviu assim 2 interesses, debilitar o Rio Ave para o jogo da meia final da taça da liga e somar amarelos aos jogadores do Benfica, de forma a tentar que algum falhe o jogo no estádio do ladrão quando o Benfica lá for e no caso da expulsão do Melgarejo impedir que ele dê o contributo à equipa já no próximo jogo. O árbitro mostrou 15 (!!!) cartões... O Benfica teve 7 cartões. Quem vir esta folha disciplinar diz que houve uma autêntica batalha campal neste jogo, o que não corresponde minimamente à verdade. Agora falta um pequeno grande pormenor. Depois de tudo isto falta dizer que a entrada mais dura neste jogo nem sequer teve direito a amarelo... Lembram-se da expulsão do Aimar em Olhão a época passada, em que o gatuno do Capela "entendeu" que o Aimar agrediu o jogador do Olhanense??? Neste jogo o Nivaldo tem uma entrada duríssima 10 vezes pior que o lance do Aimar, tendo inclusivé lesionado o Sálvio e obrigando à sua substituição (espera-se que não seja grave) e nem amarelo levou. Era lance para claro vermelho, mas como o Benfica ganhava apenas por 2 a zero não convinha nada expulsar o jogador do Rio Ave. Depois do Benfica marcar 4 então já se pode começara a expulsar jogadores do Rio Ave...


Grande jogo do Benfica e grande vitória. O Benfica a mostrar claramente que joga à campeão. Mais uma etapa queimada e continuamos com 4 pontos de avanço sobre os corruptos. A continuar a jogar assim não teremos dificuldade em conquistar o título. Mas ainda falta muito e esta goleada não pode servir para adormecer. É preciso continuar a trabalhar muito para manter esta forma. Vem agora o jogo da liga Europa com o Newcastle. A prioridade é o campeonato, mas esta eliminatória com os ingleses está ao alcance do Benfica. Olhando para a tabela da classificação da liga inglesa podemos ser levados a pensar que será uma eliminatória fácil, mas não será, pois o Newcastle tem poupado a equipa nos jogos da liga inglesa e tem apostado tudo na liga Europa. Portanto é preciso concentração máxima para vencer os ingleses.

Uma boa Páscoa!

2 comentários:

  1. o teu comentário à arbitragem diz tudo! uma arbitragem chico esperta, que aos olhos do guedes e guilherme aguiar beneficia claramente o benfica (2 expulsões) mas que esprimido, quem fica a ganhar é claramente o fcp!

    o rodrigo anda doidinho para se mostrar, mas é miudo, e no lance do amarelo ao cardozo, o rodrigo devia-lhe ter passado a bola. foi egoísta, e depois o cardozo também não lha devolveu a seguir e atirou-se para o chão levando amarelo. espero que o rodrigo no balneário tenha levad uns calduços a ver se aprende. pq toda a gente já viu que pode vir a ser um grande jogador, mas tem de ter calma e humildade.

    abraço

    http://tchicoesperto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Só um pequeno aparte, no lance sobre o Salvio, o mais grave nem foi não ser amarelo sequer, foi não ser assinalada falta sequer! Por incrível que pareça..

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...