quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oportunidade histórica perdida

O Benfica perdeu ontem uma oportunidade histórica para vencer o Barcelona em Camp Nou. É certo que o Benfica tinha baixas importantes para a zona do meio campo, como eram os casos de Enzo, Martins, Aimar e Sálvio, tudo jogadores fundamentais na arte de construir jogo. Mas também é verdade que o Barcelona deixou muitos dos seus mais importantes jogadores de fora, dois por lesão (Alexis e Daniel Alves) e muitos outros por opção. Xavi, Iniesta, Fabregas, Mascherano, Pedro e Alba ficaram a ver na bancada. Outros como Valdés, Piqué, Busquets e Messi ficaram no banco. O Barcelona jogou de inicio apenas com 5 jogadores que por vezes sao titulares. Puyol, Adriano, Song, Tello e Villa. O Barcelona antes deste jogo com o Benfica tinha realizado 23 jogos oficiais. 

A equipa inicial do Barcelona foi a seguinte:
Pinto - Tinha 2 jogos a titular e fez o primeiro jogo na liga dos campeões ontem.
Montoya - Tinha jogado 6 jogos a titular. Tinha 3 minutos de ligados campeões esta época.
Puyol - Tinha jogado 7 jogos a titular. Tinha um jogo esta época na liga dos campeões.
Planas - Tinha apenas 17 minutos de jogo na equipa principal num jogo de taça.
Adriano - Tinha 12 jogos a titular. Tinha 2 jogos esta época na liga dos campeões.
Song - Tinha 9 jogos a titular. Tinha 2 jogos esta época na liga dos campeões.
Tiago - Tinha 3 jogos a titular e fez o seu primeiro jogo na liga dos campeões ontem.
Sergio Roberto - Tinha 2 jogos a titular na taça do rei e fez oseu primeiro jogo na liga dos campeões ontem.
Tello - Tinha 7 jogos a titular. Tinha um jogo esta época na liga dos campeões.
Rafinha - Fez o seu primeiro jogo oficial pelo Barcelona esta época.
Villa - Fez 8 jogos a titular. Foi o seu primeiro jogo a titular na liga dos campeões.

Conclusão. Apenas o Adriano tinha sido titular em metade dos jogos. Todos os outros tinham sido titulares em menos de metade, sendo que a maioria tinha apenas 1/3 dos jogos ou menos. Da equipa titular 7 fizeram o seu primeiro jogo a titular na liga dos campeões esta época, sendo que um deles fez o seu primeiro jogo oficial pelo clube.

O Barcelona jogou com 6 jogadores com 21 ou menos anos, sendo que 3 deles não têm qualquer experiência de jogos de alto nível. Podem dizer que os canteranos do Barcelona têm muita qualidade e isso é verdade, mas também é verdade que não têm experiência e a experiência no futebol internacional de alto nível é muito importante. De forma alguma se pode dizer que estes jovens já têm nível para a Liga dos campeões, pois se assim fosse eles liderariam confortavelmente a segunda divisão espanhola, no entanto a equipa B do Barcelona ocupa apenas a 6.ª posição na segunda liga espanhola a 12 pontos do líder.

Tudo isto para dizer que ontem o Benfica fez um resultado muito mau. Ontem o Benfica tinha total obrigação de ganhar o jogo. Não vou dizer que deviam ter goleado aquele Barcelona, mas se o dissesse não estaria muito longe da verdade.

Sou um grande defensor do Jesus no Benfica, mas ontem ele podia e devia ter feito melhor. A equipa parecia intranquila somente por estar a jogar contra o nome Barcelona. Aquela não era uma equipa normal do Barcelona, portanto o JJ deveria ter tranquilizado a equipa. A equipa do Benfica deveria ter pegado no jogo. Aqueles canalheiros do Barcelona como não estão habituados a ser dominados não iriam saber o que fazer e então o Benfica ganharia facilmente o jogo.

Não é possível falhar tantos golos  apenas com o guarda redes pela frente. Rodrigo, Lima, Ola Jonh e Nolito tiveram cada um uma oportunidade escandalosa para marcar. Inacreditavelmente falharam todos. O Barcelona fez quase tudo para o Benfica passar aos oitavos de final da ligas dos campeões. Faltou apenas marcar um auto golo...

Não gostei também do JJ se ter vangloriado do jogo que a equipa fez ontem. Se o Benfica tivesse jogado assim com a equipa principal do Barcelona e empatasse, tendo criado tantas oportunidades aí sim era de vangloriar-se. Agora contra uma equipa secundária do Barcelona e depois de falhar tantos golos não acho bem. Outra coisa que também achei mal foi dizer logo que é favorito para a conquista da liga Europa. Para mim foi mais um erro, pois uma equipa que falha golos atrás de golos não se pode assumir como candidata a um título internacional. Depois, mesmo que realmente fosse candidato deveria apenas dizer que ia jogar jogo a jogo e no final se via se eram ou não candidatos.

Dynamo de Kiev, Ajax, Chelsea, Olimpiakos e Zenit que cairam agora na liga Europa não são adversários a desprezar...

Anzhi, Fenerbahçe, Atlético de Madrid, Nápoles, Lyon, Rubin Kazan, Inter e Tottenham são também adversários fortes. Portanto vir colocar-se como favorito só vem acabar por trazer mais pressão e depois em caso de eliminação mais desilusão para os benfiquistas.

De destacar também o continuar do tratamento de choque ao Gaitan. Depois de saber que o Sálvio não foi convocado pensei ora aqui está a oportunidade de ouro para o Gaitan mostrar que está vivo. Num grande palco, numa grande montra, contra as segundas linhas do Barcelona o Gaitán vai dar espectáculo, mas nada disto aconteceu. É certo que o Gaitan não tem merecido jogar, pois nas oportunidades que tem tido não as tem sabido aproveitar, mas o Nolito também é outro jogador que não tem sabido aproveitar as oportunidades. Pelo segundo jogo seguido que o Gaitan ficou no banco e não entrou sequer na segunda parte. Espero que este tratamento de choque resulte e o Gaitan acorde para a vida...

Agora pensar no sporting e ganhar na segunda...


4 comentários:

  1. Meu caro Futebol,
    Já que te deste ao trabalho estatístico dos jogadores do Barça (não incluíste aí a falta de jogos por lesão mas...) não seria bonito para as coisas ficarem equilibradas fazer o mesmo com os jogadores do Benfica?

    É apenas uma sugestão...
    Lembra-te que,
    O potencial que ontem Barcelona deixou de fora não serve para esconder, mesmo assim, o potencial que atirou para dentro. Muito maior, mesmo assim, do que o potencial da esmagadora maioria das equipas que defrontam o Barcelona, na Liga dos Campeões ou no campeonato. Até porque, neste caso, nem é o valor individual dos jogadores que deve ser discutido. O Barcelona atingiu uma dimensão diferente no futebol. O normal, em qualquer equipa, é que os jogadores façam o sistema. No Barcelona acontece exactamente o contrário, é o sistema - ou neste caso, o modelo - que faz os jogadores. Por isso é que se torna inútil discutir se era o Barcelona B ou A. Era o Barcelona e isso, actualmente, basta para ser temível. Independentemente dos jogadores. Essa é a força do Barcelona e as pessoas continuam a assobiar para o lado, discutindo jogadores, em vez de discutir o que dá a verdadeira força ao Barça. Identidade, valores, cultura. Foi contra isto que o Benfica jogou ontem, e não contra a equipa A ou B do Barcelona. E é exactamente isso que torna qualquer jogo contra os catalães numa prece colectiva dos adeptos de qualquer adversário que os defronte.

    ResponderEliminar
  2. Fazer a análise para os jogadores do Benfica semelhante ao que fiz para o Barcelona poderia ser feita, mas não achei pertinente, pois o Benfica apenas foi obrigado a utilizar 2 jogadores que não são habituais titulares que foram o André Gomes e o Nolito. O Cardozo não jogou a titular, mas apenas por opção do treinador...

    Falas verdade quando dizes que o Barcelona tem uma cultura táctica própria, pois esta é cultivada desde os escalões mais jovens. O modelo de jogo é sempre o mesmo em todos os escalões de formação, o que torna a integração na equipa principal mais simples, só que há coisas que só se aprendem com a experiência e esses canteranos que jogaram ontem não possuem essa experiência.

    O Jesus diz que o Benfica fez um grande jogo. Eu não penso assim. Acho que o Benfica fez um bom jogo, pois não permitiu muitas oportunidades ao Barcelona e além disso criou boas oportunidades para marcar, mas tendo em conta os jogadores do adversário o Benfica tinha obrigação de fazer muito mais.

    Os jogadores do Benfica tremeram só por causa do nome Barcelona. Era obrigação do treinador colocar os jogadores à vontade e dizer-lhes que eles eram muito melhores do que aquele adversário, para eles não terem medo. Com aqueles jogadores quem devia ter a bola era o Benfica e não o Barcelona. O Benfica tinha obrigação de assumir o jogo e caso o fizesse aqueles jovens iriam ficar meios perdidos em campo, pois não estão habituados a tal coisa.

    O que fica para a história é um empate a zero em Barcelona, que será lembrado no futuro como um empate em casa do super Barcelona de Messi... Mas o que vi ontem foi uma grande oportunidade de ganhar em casa de um dos maiores clubes do mundo... e uma hipótese de apuramento para os oitavos de final da liga dos campeões a fugir das mãos...

    ResponderEliminar
  3. Já adicionei o teu blogue ao Aliança Benfiquista. Abraço

    ResponderEliminar

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...