segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Não gostei

O Benfica empatou em Moreira de Cónegos a uma bola para a taça da liga. Já se sabia que ia ser um jogo complicado para o Benfica, pois qualquer equipa quando joga contra o glorioso dá tudo o que tem e que não tem. Além disso este jogo ocorreu depois da pausa natalícia, que foi certamente maior dos jogadores do Benfica. Nesta época cometem-se sempre excessos e os jogadores apesar de saberem que não os podem cometer acabam sempre por comer um pouco demais, o que a juntar a ausência de exercício físico acaba por se fazer depois notar no campo. 

A juntar a tudo isto temos o facto referido por Jesus sobre as fortes cargas físicas dadas aos jogadores nos 3 dias de treinos depois das férias, o que fez com que os jogadores ficassem um pouco cansados. Entendo a ideia do Jesus porque se está a fazer um reinício de época e como tal os jogadores têm de recuperar índices físicos, pois por muita qualidade técnica que um jogar tenha se não está bem em termos físicos não vai fazer grande coisa... 

Entendo também o facto de Jesus ter utilizado a equipa titular neste jogo, pois estes jogadores já não jogavam há muito tempo e dia 2 já há novo jogo e nesse devem ser utilizados outros jogadores, para que no fim de semana com o Estoril os melhores jogadores estejam bem fisicamente.

Um empate do Benfica numa competição nacional é sempre um mau resultado, mas tendo em conta as circunstâncias um empate acabou por ser um mal menor, pois tudo continua favorável ao Benfica para a passagem às meias finais desta prova.

O que eu não gostei mesmo nada foi da situação do penalti do Lima. Entendo perfeitamente que o Lima queira marcar golos. Entendo perfeitamente que o Cardozo seja "solidário", como disse o Jesus. Mas vamos imaginar que o Cardozo não era "solidário" teríamos ali um caso bicudo sem necessidade nenhuma. O Benfica não é o sporting em que são os jogadores no campo que decidem o que fazer e quando fazer. Ainda me lembro do Bojinov o ano passado, também na taça da liga em que arranjou uma guerra por causa da marcação de um penalti. Felizmente neste caso do Benfica o Cardozo foi inteligente e como não é jogador de criar conflitos e neste jogo até era o capitão foi "solidário". O Benfica não é o sporting. O Benfica tem regras. Cada jogador sabe o que tem de fazer, sabe que funções tem de cumprir e neste caso o Lima não cumpriu a sua missão. O Lima alterou as regras definidas pelo treinador. Quando o Cardozo está em campo é ele o marcador de penaltis e ponto final. Ai e tal o Cardozo já falhou muitos penaltis também. É verdade. Mas o problema aqui não é o facto do Lima não ter marcado o penalti. O problema não é esse porque falhar todos falham. O Messi e o Cristiano também falham... O problema neste caso foi o Lima contrariar as regras da equipa, isso é que foi grave.

Sofrer um penalti não dá direito a ser o marcador do mesmo. No basquetebol quem sofre a falta vai depois tentar converter os lances livres, mas no futebol não é assim...

No próximo jogo o Lima ganha um pontapé de baliza e vai pedir para ser ele a marcar o pontapé de baliza?
No próximo jogo o Lima ganha um lançamento lateral e vai pedir para ser ele a lançar a bola?
No próximo jogo o Lima ganha um canto e vai pedir para ser ele a marcar o canto?
No próximo jogo o Lima ganha um livre e vai pedir para marcar o livre?
No próximo jogo o Lima faz um penalti e vai pedir as luvas ao Artur para se redimir e tentar defender o penalti???

No Benfica existem regras, cada jogador tem uma determinada função. Se cada jogador fizer bem a sua missão a equipa joga melhor e provavelmente ganha mais vezes.

Entendo perfeitamente que o Lima queira marcar muitos golos, que queira ser o melhor marcador do Benfica, ou neste caso particular o melhor goleador na taça da liga, mas um jogador de futebol deve entender que primeiro estão os objectivos da equipa, só depois aparecem os objectivos individuais. Se o Lima ou qualquer outro jogador está mais interessado em títulos individuais do que colectivos deve mudar para outra modalidade... ténis, golf, atletismo...

Espero que o Jesus diga no balneário ao Lima que uma situação deste tipo não se pode repetir. No Benfica existem regras, que devem ser respeitados por todos.

2 comentários:


  1. Saudações benfiquistas e...

    •°*”˜˜”*°•.¸☆ ★ ☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆
    ╔╗╔╦══╦═╦═╦╗╔╗ ★ ★ ★
    ║╚╝║══║═║═║╚╝║ ☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆
    ║╔╗║╔╗║╔╣╔╩╗╔╝ ★ NOVO ANO ☆ 2013
    ╚╝╚╩╝╚╩╝╚╝═╚╝ ♥¥☆★☆★☆¥♥ ★☆


    http://benficadojota.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...