sábado, 23 de fevereiro de 2013

Campeonato x liga Europa


Nos últimos dias temos assistido a declarações de Jorge Jesus e do pereirão dos corruptos sobre o desgaste de estar em duas frentes de alta exigência (campeonato e competição europeia) com vontade de ganhar as duas.

Jorge Jesus diz que a prioridade para o Benfica é o campeonato. Tem proferido nas conferências de imprensa várias declarações que apontam nesse sentido. Tais como:

"Quem sair mais cedo da Europa fica mais perto de ganhar o título."

"É importante que a equipa continue a ganhar, isso é uma demonstração da qualidade da equipa, dos jogadores e isso faz a força do colectivo. Amanhã o espírito será igual num jogo que tem importância que tem, mas, para mim, o jogo com o Paços de Ferreira será muito mais importante"

"Se jogas à quinta-feira e passado dois dias estás a jogar novamente, então não há equipa no Mundo que consiga colocar os jogadores a entrar com a mesma intensidade. Além disso, sabemos da responsabilidade que temos em ganhar ao Paços. Por isso vamos manter a rotatividade na equipa, sendo importante ter uma equipa forte nos dois jogos."

"Estamos felizes pela vitória mas isto deixa sequelas."

O pereirão dos corruptos pensa de forma diferente. Ele diz:

"Acredito que é possível ser campeão e manter aspirações na Liga dos Campeões."

Claro que é possível lutar pelas competições europeias e ao mesmo tempo lutar para campeão nacional, agora é completamente diferente ter fortes aspirações nas duas competições. A não ser, claro, se tivermos presente uma super equipa e/ou métodos extra...

Vamos a factos. A liga Europa é uma competição super exigente, pois a partir dos 16 avos de final as duas mãos são sempre jogadas com apenas uma semana de intervalo. Na Liga dos campeões esta situação ocorre somente a partir dos quartos de final (nos oitavos de final o espaço entre a primeira e segunda mão é de...3 semanas). Em teoria embora os jogos da liga dos campeões possam mais exigentes o que é verdade é que originam menos jogos a partir de Fevereiro, no máximo uma equipa que vá à final disputa a partir de Fevereiro 7 jogos, sendo que os 2 primeiros com bastante espaço temporal entre eles. Na liga Europa a partir de Fevereiro o espaço entre as mãos é de apenas 1 semana, sendo que para uma equipa chegar à final tem de realizar 9 jogos, ou seja mais jogos e menos espaço entre eles.

Este é o quarto ano em que a liga Europa apresenta este formato.

Em 2009/210 a final foi entre Atlético de Madrid e Fulham. Ganha pelo Atlético.
Nessa época o Atlético de Madrid ficou em 9.º lugar na liga espanhola a 52 pontos do campeão...
Nessa época o Fulham ficou em 12.º lugar na liga inglesa a 40 pontos do campeão...

Na época 2010/2011 a final foi entre os corruptos e a equipa B de braga.
Nessa época os corruptos foram campeões com 21 pontos de avanço sobre o Benfica, mas não esquecer que este campeonato ficou decidido à 4.ª jornada. No dia 10 de Setembro (!?!) de 2010 o titulo já estava entregue aos corruptos. Uma sequência de arbitragens escandalosas colocaram o Benfica à quarta jornada a 9(!!!) pontos dos corruptos. A partir daí os corruptos só tiveram de gerir a nível interno e puderam investir tudo a nível externo.
Nessa época a equipa B de braga ficou em 4.º lugar a 38 pontos do primeiro...

Na época 2011/2012 a final foi entre Atlético de Madrid e Atlético de Bilbau. Ganha pelo Atlético de Madrid.
Nessa época o Atlético de Madrid ficou em 5.º lugar na liga espanhola a 44 pontos do campeão...
O Atlético de Bilbau ficou em 10.º lugar na liga espanhola a 51 pontos do campeão...

Podemos também lembrar a edição da Liga dos campeões da época passada. As duas super equipas do mundo a época passada (Real e Barcelona) caíram nas meias finais. Quem ganhou a liga dos campeões (Chelsea) ficou em 6.º lugar na liga inglesa a 25 pontos do campeão...

Claro que é possível vencer campeonato e competição europeia, mas é preciso que a equipa seja muitíssimo forte e se reúnam um conjunto de características à volta dela que propicie tal fenómeno. 

Cada um pensa o que quiser, mas penso que ficou bastante evidente que Jorge Jesus tem toda a razão no que diz... 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...