segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Direitos televisivos do Benfica

Um dos grandes temas do Benfica no presente e no futuro próximo refere-se aos direitos televisivos dos jogos da equipa principal do Benfica a partir de 2013/2014.
O Benfica recebe actualmente da olivedesportos 7,5 milhões de euros, de acordo com o relatório e contas do Benfica, o clube recebeu de direitos televisivos na época 2009/2010 o montante de 8,844 milhões de euros e na época 2010/2011 recebeu 8,410 milhões. O valor apresentado que está acima dos 7,5 milhões refere-se a jogos particulares, jogos da taça da liga e taça de Portugal.
No inicio de Março deste ano o Benfica recusou uma proposta de renovação do contrato de cedência dos direitos televisivos da olivedesportos de 111 milhões de euros por 5 épocas. Desta forma o valor dos direitos televisivos dos jogos do Benfica da primeira liga teriam um valor médio por época de 22, 2 milhões, sensivelmente o triplo do que recebe o Benfica actualmente. Como o Benfica tem vindo a ser roubado pela olivedesportos...
O Benfica recusou esta proposta de 22, 2 milhões por época... e agora???

O Benfica tem então de partir para outra opção. Mas as opções não são muitas. Tentar vender a outro operador concorrente da sport tv. Situação difícil, pois o projecto que existia do Miguel Pais do Amaral foi por água a baixo. Agora está a surgir um novo canal A Bola Tv, não sei o que irá dar, se realmente este canal vai tentar ser um concorrente da sport tv ou se vai ser mais parecido com o canal de desporto do jornal espanhol Marca em que as transmissões são principalmente de modalidades "amadoras" e futebol de divisões secundárias. Acho que A Bola Tv vai seguir pela segunda vertente.
Desta forma resta a opção Benfica Tv. Sinceramente a que mais me agrada, mas também a que envolve mais risco. Dentro da opção Benfica Tv podem ainda surgir duas hipóteses diferentes. A primeira tornando-se o canal do Benfica um canal por assinatura mensal, a segunda mantendo o formato de canal base do cabo gratuito, ficando os jogos da equipa principal sujeitos a pagamento, ou seja o tal sistema pay per view.

Penso ser mais viável a primeira opção, ou seja a assinatura mensal.
Vou agora de seguida mostrar que esta opção é perfeitamente viável do ponto de vista financeira.

Existem actualmente cerca de 550 000 assinantes da sport tv, que pagam mensalmente 26, 29 euros. Destes 550 000 cerca de 30 000 são cafés e restaurantes, logo teriam de ter sempre o canal do Benfica, fossem os donos benfiquistas, sportinguistas ou portistas. Sobram 520 000, vamos dividir pelos 3 grandes em partes iguais, é certo que devem existir mais benfiquistas, mas como os benfiquistas são geralmente mais pobres e porque prefiro fazer contas por defeito, e então teremos aproximadamente 173 333 assinantes da sport tv que são benfiquistas. Estes benfiquistas que pagam actualmente os tais 26 euros à sport tv iriam continuar a pagar à sport tv e só veriam os jogos do Benfica fora de casa, portanto teriam 2 hipóteses, ou pagariam mais a mensalidade do canal Benfica ou pagariam simplesmente a mensalidade do canal Benfica e veriam na mesma metade dos jogos do Benfica, estes em casa.
Resumindo, mais ou menos 200 000 assinantes do canal Benfica estariam garantidos.

Mas existem mais pessoas com Tv paga por assinatura que certamente estariam disponíveis para pagar uma pequena mensalidade pelo canal do Benfica e muitas outras que apesar de não terem televisão paga, com o surgimento dos jogos do Benfica em canal do clube a preço acessível, estariam disponíveis para passar a ter, sabendo que era para ajudar o clube. 
Existiam, em finais de Junho de 2012 aproximadamente 3 070 000 assinantes de tv paga. Se retirarmos a estes os assinantes da sport tv teremos cerca de 2 500 000 assinantes. Vamos dividir este valor novamente por 3 (os três grandes em partes iguais, mais uma vez prefiro errar por defeito do que estar a exagerar) e então teremos um valor de aproximadamente 833 000 assinantes de tv paga que são benfiquistas. É certo que nem todos estes 800 mil e tal estariam na disposição de pagar mais um determinado valor (a crise é cada vez maior, não estamos a passar por tempos fáceis a nível económico). Mas acredito que destes no mínimo 100 000 estariam dispostos a pagar um valor a mais por mês.

Desta forma teríamos um valor mínimo de 300 000 pessoas "disponíveis para subscrever o canal Benfica pagando uma assinatura.

Agora que valor poderá ter essa assinatura mensal do canal Benfica Tv???
Sinceramente não sei. Não tenho ouvido ou lido informações nesse sentido. Desta forma vou lançar um número para o ar, que considero não ser muito elevado, um valor que represente uma simples refeição num restaurante, o valor de 2 maços de tabaco do mais barato... Esse valor seria de 7 euros de mensalidade.

Vamos então a contas:
300 000 x 7= 2 100 000  euros de receita mensal da assinatura do canal Benfica Tv.

O ano tem 12 meses:
2 100 000 x 12= 25 200 000 euros de receita anual da assinatura do canal Benfica Tv.

A olivedesportos oferece 22, 2 milhões por época, o Benfica, com o seu canal pode ter 25, 2 milhões por época. Portanto parece que o Benfica fez bem em rejeitar a proposta da Olivedesportos.

Este valor dos 25, 2 milhões de euros seriam apenas relativos às assinaturas do canal do Benfica. A este valor teríamos também de somar a publicidade estática no Estádio da Luz, a publicidade no próprio canal do Benfica e a venda dos direitos televisivos dos jogos do Benfica em casa para países estrangeiros, em alguns países a Benfica Tv já esta implantada, noutros o Benfica poderia vender a outros operadores locais que certamente teriam interesse em ver os jogos do Benfica. Em relação a estas últimas fontes de receita não vou apresentar qualquer valor, uma vez que não sei os valores que podem ser atingidos nestes mercados, mas o certo é que renderão alguns milhões.

É certo que é um grande risco apostar no Canal do Benfica como um canal de assinatura mensal, enquanto com a olivedesportos o risco era zero, mas penso, tal como demonstrei que é perfeitamente possível atingir e mesmo superar os valores da olivedesportos. Caso a aposta corra mal (o que não acredito) as receitas seriam sempre superiores aos 7,5 milhões que o Benfica recebe actualmente, portanto acredito totalmente que o Benfica terá sucesso se decidir apostar neste sentido.
Penso que o Benfica terá maiores receitas e ainda terá mais uma vantagem que será dar um rude golpe na olivedesportos e sport tv e por conseguinte um grande passo para matar o grande polvo que mina o futebol português.
Acredito que o inicio do fim do polvo está próximo!

Viva o Benfica!!!

13 comentários:

  1. Boa tarde.
    Não,não sou corrupto,sou um pobre trabalhador numa casa de pneus,e como deve saber,nas casas de pneus é tudo gente séria.
    Portanto,já está esclarecido que não sou corrupto,agora deixe-me dizer-lhe uma coisa:É evidente que ao falar em corrupção se está a referir ao F.C.Porto,deduzo eu,não sei,ora,eu como adepto do futebol,onde não nutro simpatia por nenhum dos chamados grandes,gostava de lhe perguntar uma coisa,e gostava que me respondesse com sinceridade:O que é pior para si,um individuo que compra árbitros para que o seu clube ganhe mais do que os outros(o que eu,logicamente condeno)ou não será pior,e bem mais grave um individuo cadastrado?Sendo que nem um nem outro interessam a ninguém,eu mesmo assim jamais aceitaria como presidente do meu clube um tipo que tem cadastro por roubo.Agora a escolha é sua.Aguardo a sua resposta.
    Há,não me venha cá com a lenga lenga que isto é invenção,pois aí cairia no ridículo,pois esse crime está no registo criminal,e o processo é publico,quem quiser pode consultar.
    Espero que tenha a coragem de deixar aqui a sua resposta.
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e se fosses dar banho ao com!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    2. Ora cá está o primeiro insulto,mas vão haver mais...

      Eliminar
    3. não tenho por hábito perder tempo com pessoas que não têm nome ou que não o sabem escrever.

      Eliminar
    4. Boa noite.
      Claro que tenho nome,e o senhor,tem?ou chama-se ...Futebol?
      A sua resposta á minha questão está dentro do que eu já esperava,aliás,dos adeptos desse clube quando a coisa não cheira,puxa-se o apito dourado ou os árbitros á baila...

      P.S
      E ao MAFARRICO,vai responder?é que também é anónimo!

      Eliminar
    5. Eu prefiro o cadastrado. Quem cumpre a sua pena, merece 2ª oportunidade.
      Do outro lado está um que nunca cumpriu nada, e continua a cometer actos criminosos.
      Prefiro o cadastrado.
      Esclarecido, oh anónimo?

      "ora,eu como adepto do futebol,onde não nutro simpatia por nenhum dos chamados grandes" - muito me me fazes rir. Vai tentar enganar outro.

      Eliminar
  2. Ó estúpido anónimo, então o homem foi condenado por roubo e a pena foi suspensa?

    Ò estúpido anónimo, se te devessem milhares de contos, e não vias meios de te pagarem, o que fazias? Se não te pagam a bem, pagas a mal, foi o que aconteceu neste caso, apropriaram-se de um camião, como forma de pressão até liquidarem a dívida!!!

    Percebeste ó estúpido anónimo!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este pobre diabo e adepto dos corruptos, arrota aqui o que lhe ensinaram a arrotar.

      E foi "este cadastrado" sócio do teu clube mafioso durante 24 anos e não o expulsaram...por ser cadastrado?

      Andou "este cadastrado" mais a sua mulher a frequentar a casa do teu peidoso mafioso e o teu Padre das Antas não se deu conta que meteu um cadastrado em casa???

      Só agora é que é cadastrado???

      Eliminar
  3. Esse "anónimo" é de facto mais um adeptozito BATATA - como são todos, BATATAS e CORRUPTOS - do fóculporco corrupto e repelente.
    Querer comparar o que fez - e muito bem - o L.F. Vieira, para tentar receber as suas dívidas, com os CRIMES VERGONHOSOS e COVARDES DO BIMBO da bosta, é como querer dizer que Jesus Cristo quando derrubou as bancas de moedas no Templo Sagrado era tão criminoso como os ALGOZES que o condenaram à morte.

    Oh "anónimo" adorador do CORRUPTO fóculpoorco, deixa de comer MERDA. É isso mesmo, deixa de comer MERDA a ver se os teus neurónios - os teus poucos neurónios - ainda conseguem recuperar alguma coisa.

    P.S. Vale mais um EMPATE num qualquer jogo do GLORIOSO e INIGUALÁVEL BENFICA do que todas as "vítórias" do fóculporco corrupto, pois tudo aquilo é MAIS QUE FALSO, É COMPLETAMENTE CRIMINOSO, TUDO Á CUSTA DE APITADORES CORRUPTOS e até jogadores comprados, e só os verdadeiramente VIGARISTAS e os CORRUPTOS por natureza é que se contentam com "vitórias" como essas sem VALOR ALGUM.


    BENFICA, SEMPREEEEEEEEEEE.. O MAIOR E O MELHORRRR...
    O resto é ESTERCO PÔDRE E CORRUPTO.

    ResponderEliminar
  4. exactamente Águia Eterna. Prefiro ser pobre e ser honesto do que ser rico à custa de roubar o resto do mundo. Com o Benfica é a mesma coisa prefiro que perca do que ganhe a roubar.

    ResponderEliminar
  5. O amigo ao fazer as contas esqueceu-se dos impostos. Aos 7 euros se retirar apenas um deles, 23% de IVA, ao fim do ano são 19,4 M€, isto contando com 12 meses, o que não acredito tendo em conta que só temos futebol durante 9 meses.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom! é enviar isto para o Vieira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que a mensalidade ande à volta dos 7 euros, pois se for muito mais a adesão pode ser baixa, uma vez que enfrentamos um período de grave crise económica. Isto é apenas uma ideia.

      Os responsáveis do Benfica têm obrigação de realizar estudos de viabilidade económica e até podem mesmo propor um preço de mensalidade mais baixa para quem for sócio. Este assunto bem pensado e bem gerido é uma mina de dinheiro.

      Eliminar

Se fores corrupto não percas tempo aqui.

Aqui existe liberdade de expressão, mas não tolero abusos. Os abusadores serão eliminados.

Outras coisitas...