quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Coisas incríveis


No futebol português tudo parece ser normal. Acontecem coisas super esquisitas, super irregulares, mas depois não existem consequências.

Há viagens pagas a árbitros, há fruta para dormir e café com leite distribuído pelos árbitros, há entregas de envelopes recheados, há conselhos matrimoniais dados por pintos em vésperas de jogos... Há noticias produzidas por pintos e publicadas na comunicação social, há agressões a jornalistas que não entrem no esquema... Há ameaças de tiros em joelhos de jogadores, há vandalismo de carros de treinadores, há ataques a autocarros do Benfica... Depósitos em contas de fiscais de linha... Há clubes que violam descaradamente os regulamentos das competições esteja chuva ou esteja sol...

E como em quase tudo em Portugal, as consequências são... zero.

No dia de hoje conhecemos mais um acontecimento verdadeiramente incrível. Os corruptos compraram o maçã podre por 11 milhões de euros no dia 4 de Julho de 2010.

No dia 15 de Outubro de 2010 os corruptos venderam 37,5% dos direitos desportivos do jogador João Moutinho por 4.125.000€ à Mamers B.V.

No dia 3 de Agosto de 2011 os corruptos recompram 22,5% dos direitos económicos do jogador João Moutinho à Mamers B.V. por 4 milhões de euros.

No dia 30 de Janeiro de 2013 os corruptos compram os restantes 15% dos direitos económicos do jogador João Moutinho ao Soccer Invest Fund detido pela Mamers B.V. por 3,3 milhões de euros.

Resumindo os corruptos voltam a ter 100% do maçã podre. Venderam 37,5% por 4,125 milhões de euros e depois recompraram esses mesmos 37,5% por 7,3 milhões. Isto sim são bons negócios. Os corruptos só tiveram um pequeno prejuízo de 3,175 milhões de euros. Coisa pouca...

Desta forma o maçã podre neste momento já custou aos corruptos qualquer coisa como 14,175 milhões de euros.

Outro assunto, por mais incrível que seja, também já não devemos estranhar. Uma das equipas secundárias dos corruptos vendo todas as artimanha imagináveis e inimagináveis serem realizadas pela casa mãe sem qualquer penalização decide por forma a mostrar que é tal e qual a casa mãe contratar um jogador que não pode ser inscrito, ou melhor poder pode, não pode é jogar pelos esverdeados até ao final da época...

Os esverdeados compraram o Niculae ao Vaslui da Roménia, desfazendo-se em elogios ao jogador... Mas existe um pequeno problema (apenas para quem pensa cumprir os regulamentos, se a casa mãe não cumpre as filiais também não são obrigadas a cumprir...) pois o atleta romeno já jogou por 2 clubes esta época  (Dinamo Bucuresti e Vaslui) e de acordo com os regulamentos da FIFA não pode jogar por um terceiro clube nesta época desportiva.



Os esverdeados alegam que a época desportiva só começa com o inicio dos campeonatos e como tal a super taça não conta... Tal como a casa mãe querem que os regulamentos sejam feitos de acordo com as suas vontades... Estão mesmo bem um para o outro...


Está quase


O Benfica venceu ontem a primeira mão da meia final da taça de Portugal frente aos Paços de Ferreira por 2 a zero. A vitória ainda se torna mais importante porque foi obtida na casa do adversário. Grande passo que o Benfica deu em direcção ao Jamor.

A primeira parte foi muito disputada. O Paços chegou mesmo a assustar pois teve uma grande oportunidade com um jogador isolado logo no inicio, só que não conseguiu marcar. Na segunda parte o Benfica entrou forte e uma boa jogada de Sálvio deu meio golo, depois Lima foi só encostar. No segundo foi Rodrigo a fazer um remate forte de fora da área, o guarda redes defende e Ola Jonh na recarga não perdoa.

Depois do Benfica marcar controlou o jogo na perfeição, não dando qualquer hipótese ao Paços. Destaque para Aimar que voltou a ser titular. Fez quase 60 minutos em que participou com qualidade em alguns lances, no entanto ainda se nota que lhe falta condição física. Jesus fez bem em substitui-lo pois Aimar tem uma condição física muito particular e que tem de ser muito bem cuidada.

Destaque também para a série de jogos que o Benfica teve neste mês de Janeiro. O Benfica fez 8 jogos em Janeiro, o que dá uma média de 2 jogos por semana. Muita coisa. Nesses 8 jogos o Benfica apenas empatou o jogo com os corruptos.  Fevereiro também vai ter sobrecarga, pois vêm os jogos da Liga Europa.

Outro destaque vai para Lima que este mês esteve endiabrado. Nos 8 jogos realizados Lima marcou 9 golos. Foi o segundo jogador na Europa com mais golos neste mês. À frente dele apenas o Cristiano. Grande Lima a mostrar que foi um grande aposta do Benfica. Lima já leva 18 golos esta época.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Benfica TV


Ao ler o editorial da revista Mística verifiquei que o Vieira dedicou grande parte deste aos meios de comunicação do Benfica. Reparei numa parte sobre a Benfica TV em que diz o seguinte "Foi, no momento em que nasceu, uma novidade em Portugal. Nunca antes qualquer clube fora tão longe. Agora, que se completam quatro anos, alguns tentam imitar-nos. É tempo de voltar a inovar e, desta vez, não creio que tenham condições de nos imitar."

Ou seja, Vieira está a dizer claramente que não há volta a dar, os jogos do Benfica em casa vão mesmo passar na Benfica TV.

Na página 8 da dita revista Domingos Soares de Oliveira sobre a Benfica TV  disse "A internacionalização é um passo importantíssimo para o Clube porque temos mais adeptos do Benfica fora de Portugal. Estamos a conseguir fazer chegar o Benfica e as suas origens lá fora."

Este é um aspecto fundamental, pois realmente existem muitos benfiquistas no estrangeiro. A difusão da Benfica TV por muitos países trará receitas muito grandes. A Benfica TV já está disponível na Suíça, França, Mónaco, Luxemburgo, Estados Unidos e Cabo Verde.

Agora é preciso chegar a mais mercados. Reino Unido e Alemanha são fundamentais pelo elevado número de portugueses que ai residem e trabalham. Depois temos os laços culturais com Angola e Brasil que não pode ser menosprezados. Além disso, em países em que não exista Benfica TV o Benfica deve tentar vender os jogos no Estádio da Luz a um operador local de forma a maximizar as receitas e permitir que mais benfiquistas vejam os jogos do Benfica.

A Benfica TV com uma mensalidade de 7 euros, mais a publicidade e ainda a venda dos direitos de transmissão para o estrangeiro se for bem gerida será uma nina de ouro.

E não esquecer que a Benfica TV não está disponível na Zon. E aqui vai estar outra forte fonte de receitas. Ou a Zon paga bem para ter a Benfica TV ou então o Meo paga bem para o Benfica não ceder perante a Zon...

domingo, 27 de janeiro de 2013

Mais um troféu


O Benfica conquistou hoje mais um troféu. Venceu a Taça Hugo dos Santos, também conhecida como Taça da Liga de basquetebol. Depois de ter eliminado a Ovarense na meia final, o Benfica defrontou a Académica e não deu qualquer hipótese ao conjunto de Coimbra. O Benfica venceu por 85-74, tendo dominado o jogo e o marcador desde o inicio do jogo. Todos os jogadores estiveram bem, mas o destaque vai para Betinho que marcou 25 pontos e 7 ressaltos.

O Benfica fez assim o pleno em termos de títulos até ao momento no basquetebol, pois além do troféu do dia de hoje já ganhou também esta época a super taça e o troféu António Pratas.

No campeonato estamos em primeiro e estamos também na taça de Portugal. Não espero nada menos do que a conquista de 5 troféus por parte dos comandados de Carlos Lisboa. O basquetebol do Benfica continua muito forte.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Muito difícil


O Benfica defronta logo à noite uma das equipas B dos corruptos. Apenas sabendo isto já compreendemos que será um jogo difícil. Mas a acrescentar ainda temos o facto do jogo ser fora de casa, o que dificulta ainda mais a situação. É provavelmente dos jogos mais difíceis da época. Mas o Benfica só pode ter um pensamento. Só pode pensar na vitória. Uma vitória em braga dará um forte impulso para a conquista do título.

Além das dificuldades causadas pela qualidade do adversário, todos sabemos que devem existir ainda outras habilidades causadas por factores externos. Nos últimos três anos aquando das deslocações a braga aconteceram sempre situações estranhas, tais como expulsar o Cardozo sem nada fazer, expulsar o Javi por ter apanhado uma cotovelada na barriga, marcar penalti do Emerson por ele ter o braço encostado ao corpo. Estes factos são relacionados com as arbitragens habilidosas que normalmente aí ocorrem, obras de sousas, proenças e xistras. Este ano o árbitro nomeado é um Bruno Esteves, um árbitro jovem que já apitou dois jogos esta época, em que o Benfica não teve muitas razões de queixa. Fiquei feliz por não ser nomeado para este jogo um dos habituais do sistema, mas não fico descansado, pois simplesmente não confio nos árbitros. Este ainda é novo, portanto tem de mostrar serviço e uma forma de mostrar que está totalmente dentro do sistema é roubar o Benfica num jogo de grande visibilidade mediática. Espero que o homem seja sério...

Depois ainda temos as artimanhas dos dirigentes da equipa B dos corruptos sempre a condicionar os árbitros antes dos jogos, as falhas de electricidade, os problemas das caldeiras...

O Benfica para ganhar este jogo tem de estar fortíssimo em todos os níveis, tem de estar preparado para tudo. Acredito que o Benfica consiga trazer de braga uma vitória, sei que será difícil, mas acredito que seja possivel.

Aimar e Urreta e André Gomes são os destaques da convocatória de 20 jogadores. Destaque também para nova ausência de Nolito, o que pode mesmo evidenciar a sua saída.

Como o braga tem uma equipa boa, e joga em casa e eles apostam sempre numa forte composição do meio campo defendo que neste jogo o Benfica deveria jogar com um meio campo mais reforçado. Se o Aimar estiver bem fisicamente colocaria Aimar no lugar de Cardozo, caso contrário jogaria com a equipa tipo que tem jogado ultimamente.

Acredito numa vitória do Benfica por 2 a zero.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Futuro bem preparadinho


Hoje o Benfica anunciou mais duas renovações. Desta vez foram os jovens Roderick e André Gomes a serem recompensados. Estes dois atletas portugueses renovaram os seus vínculos até 2019. Depois das também boas renovações de Matic, Cardozo e Jardel, o Benfica arrumou a situação destes dois jovens. O Benfica tem seguido uma boa política na questão das renovações. Tem premiado o bom desempenho dos jogadores e fazendo com que estes se preocupem exclusivamente com o futebol.

O Benfica tem seguido uma política de contratações que visam garantir jogadores jovens com muito potencial, como são os casos de Sálvio e Ola Jonh. Tem também procedido na realização de contratos profissionais com jovens valores da formação.

São vários os jogadores com 22 anos ou menos a terem contratos profissionais de longa duração.

Bruno Varela até 2018
Melgarejo até 2016
André Almeida até 2018
Nelson Oliveira até 2017
Rodrigo até 2019
Ola Jonh até 2017
Fábio Cardoso até 2019
João Cancelo até 2018
Sálvio até 2017

Agora falta uma renovação que é tão ou mais importante que todas as anteriores. Falta renovar com Jorge Jesus e restante equipa técnica. Espero que esteja para breve...

Mais uma brincadeira


Os corruptos não param de brincar... Depois do adiamento de um jogo com o Setúbal e sua posterior realização numa data irregular, sem que nada aconteça, desta vez utilizaram irregularmente 3 jogadores num jogo da taça da liga. Fabiano, Sebá e Abdoulaye jogaram pela equipa B contra a Naval no dia 6 de Janeiro às 16 horas e jogaram contra o Setúbal às 17 e 30 de dia 9 de Janeiro.

Os regulamentos dizem "qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa B decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo". Se fizermos as contas verificamos que o primeiro jogo acabou na melhor das hipóteses às 17 e 45 (temos de somar o tempo de compensação, portanto acabou sempre mais tarde) e o segundo jogo iniciou-se 3 dias depois às 17 e 30, ou seja cerca de 71 horas e 45 minutos de diferença. A conclusão é simples. Os jogadores jogaram irregularmente. Os regulamentos não foram cumpridos.

O que vai acontecer??? Se vivêssemos num país onde existisse justiça os corruptos eram sancionados com derrota por 3 a zero e era atribuída a vitória ao Setúbal e então quem passaria às meias finais da taça da Liga seria o Setúbal. Como vivemos num país corrupto o mais certo é nada acontecer, toda a gente vai assobiar para o lado e fazer de conta que não se passou nada de irregular.

Toda esta história veio a lume porque o Belenenses na jornada passada protestou o jogo com o braga B, alegando a utilização irregular de Emídio Rafael que tinha jogado pela equipa principal do braga e menos de 72 horas depois jogou pela equipa B. O Belenenses não anda a dormir e descobriu a ratada. 

Impressionante como ninguém se apercebeu da irregularidade dos corruptos, ou se se aperceberam fizeram de conta que nada viram. O presidente do Setúbal já veio dizer que é "um zero juridicamente". Mas há aqui alguma coisa para perceber juridicamente??? A única coisa que se tem de perceber aqui é matemática de segunda classe. É apenas um pequeno cálculo que qualquer criança de 7 anos consegue fazer. Mas o lambe botas do Setúbal vai acabar por não protestar coisa nenhuma, para não arriscaras relações com o pinto corrupto e a descida de divisão, pois se protestar abre a porta da segunda divisão no mesmo momento.

Assim vai o futebol português de irregularidade em irregularidade... Nada de estranho em tudo isto. Já verificaram os clubes envolvidos nestas ratadas??? Os corruptos e a sua filial de braga. Não podemos condenar estes clubes por serem corruptos, a corrupção está na sua essência. Não praticar a corrupção  seria negar a sua própria natureza...

Declarações surpreendentes ou talvez não


Liedson assinou ontem pelos corruptos e teve uma declaração bastante curiosa. Ele disse "Foi uma boa oportunidade. Na verdade, era um desejo de há alguns anos mas apenas se concretizou agora." Engraçado... Liedson saiu dos esverdeados há 2 anos, se diz que já há alguns anos queria ir para os corruptos, quer dizer que já no tempo em que jogava nos esverdeados o que desejava efectivamente era jogar nos corruptos. Que profissionalismo pode apresentar um jogador quando joga num clube mas quer jogar noutro clube rival???

Lembrei-me de pesquisar os golos que este Liedson marcou aos corruptos e ao Benfica. Nas sete épocas em que envergou a camisola dos esverdeados marcou 4 golos aos corruptos, sendo que 3 deles foram em jogos da taça de Portugal e apenas 1 no campeonato, sendo esse marcado de... penalti. Podemos agora fazer um exercício semelhante para os jogos contra o Benfica. Reparo numa pequena diferença. Liedson marcou ao Benfica nada mais nada menos do que 11 golos. Um na taça da liga, 2 na taça de Portugal e 8 no campeonato.

Sempre que jogava contra o Benfica este jogador dava tudo e mais alguma coisa, foi sempre uma grande dor de cabeça para os defesas do Benfica. Sempre pensei que era pela grande rivalidade entre o Benfica e os esverdeados que ele jogava muito contra o Benfica...

Depois de ouvir estas declarações será que era só isso??? Acredito realmente que o Liedson foi um excelente profissional nos esverdeados, pois cumpria rigorosamente as ordens de quem lhe pagava. Mas não deveria receber apenas dos esverdeados...

Deve ser só mais uma coincidência deste futebol português. Não acredito que exista corrupção em Portugal... existem simplesmente demasiadas coincidências...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Mas que grande exibição

Ontem tivemos mais uma exibição de gala. As saudades eram muitas e a motivação era grande. Tudo bem condimentado para uma grande exibição. Todos os que acompanham o futebol português regularmente já sabiam que ia ser assim. Ele esteve brilhante. Mais uma vez foi o homem do jogo. Claro que estou a falar do proença. Um penalti logo no inicio para abrir caminho e depois como os corruptos não conseguiam marcar o segundo mais duas expulsões para acabar com as dúvidas e com as ilusões do Setúbal. Durante todo o jogo foi uma dualidade de critérios vergonhosa. O xistra e o soares dias bem se esforçam mas o proença não dá hipóteses. A final da liga dos campeões é dele. Proença marcou bem a sua posição.

O proença mostrou claramente o porquê dos corruptos o adorarem. O vitó das peras adorou e o lucho amou. Deve ter sido delicioso para o Lucho o reenconto em público...“Não gosto de falar de árbitros. São pessoas como nós, que erram sem intenção. Logicamente, quando um árbitro português é considerado o melhor do mundo [pela Federação Internacional da História e Estatística do Futebol] e não está nomeado para o jogo mais importante do ano é algo, não digo suspeito, mas para analisar”. 


Bonito foi também o final do jogo com os adeptos do Setúbal a chamarem-lhe "ladrão", tendo o proença respondido chamando-lhes "energúmenos". Como é bonito ver a bela educação do proença quando os simples adeptos do Setúbal diziam a verdade...

proença diz que está em grande forma e para não perder o ritmo quer ir a braga no sábado...

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sempre a somar

O Benfica terminou ontem a primeira volta da liga com mais uma vitória. Foi vencer a Moreira de Cónegos o Moreirense por 2 a zero. Não foi uma vitória fácil. O Moreirense está em último, mas como precisa de pontos, como jogava em casa e ainda como era contra o Benfica fez um grande jogo, dificultado bastante a missão do Benfica.

A primeira parte foi complicada, com o Moreirense a defender com praticamente toda a equipa e apostando nos contra ataques rápidos, principalmente de Ghilas. Destaque na parte final da primeira parte para uma grande jogada de Gaitán e subsequente remate ao poste de Sálvio.

Na segunda parte tudo foi diferente. O Benfica entrou muito pressionante e marcou logo nos instantes iniciais por Matic só que o lance foi invalidado por fora de jogo. Diga-se que a decisão foi correcta. Dois minutos depois numa recuperação de bola de Lima a meio campo, que entrega de seguida para Sálvio que em mais uma das suas grandes arrancadas marcou um bom golo.

Depois de marcar o Benfica sabia que o jogo estava quase ganho, pois agora o Moreirense ia subir mais no terreno e os espaços para o Benfica atacar seriam maiores e assim foi. Já com Ola Jonh e Rodrigo em campo foi a vez do holandês servir na perfeição Lima que se isolou e marcou um grande golo. Lima está a tornar-se o senhor dos grandes golos. Nos últimos jogos Lima tem jogado muito bem e marcado muitos golos. Lima tem 7 golos nos últimos 6 jogos, sendo que em apenas 1 jogou os 90 minutos. Pelo contrário Cardozo tem-se esforçado, mas anda desencontrado com os golos.

O Benfica marcou o segundo e criou lances para marcar mais. O destaque neste jogo vai para Lima, mais um golo e uma assistência e para Sálvio que esteve mais uma vez em alta rotação com as suas correrias e com as suas fintas que punham a cabeça dos adversários à roda.

Vamos a contas. A primeira volta terminou com um saldo de 12 vitórias e 3 empates. Estamos na liderança. Os corruptos têm um jogo a menos e três pontos a menos também, mas como o jogo é contra o Setúbal os corruptos têm a vitória garantida. Sempre que os corruptos vão a Setúbal a vitória é facílima e normalmente por números muito avantajados. Vai-se lá saber porquê...

O Benfica terminará então em igualdade pontual com os corruptos, sendo que em duas das igualdades na liga foi claramente prejudicado. Com os corruptos de braga o Cardozo marcou um golo limpo que dava a vitória, só que o "habilidoso" anulou. Em Coimbra outro "habilidoso" marcou 2 penaltis inexistentes contra o Benfica. Do lado dos corruptos também existiram fortes benefícios. O Alex Sandro por exemplo jogou com as mãos na bola várias vezes na área sem que os "habilidosos" marcassem as respectivas penalidades. Portanto se houvesse justiça neste momento o Benfica estaria com vários pontos de avanço.

Estamos em Janeiro, em pleno período aberto do mercado de transferências e então é totalmente normal falar-se jogadores que vão entrar e que vão saír do benfica. Nos últimos dias têm sido falados com insistência como possiveis saídas Aimar, Nolito e Bruno César. De referir que nenhum deles foi convocado para o jogo de ontem. Aimar esteve com um pé no Dubai, mas pelos vistos já não vai. Nolito tem metade das equipas espanholas interessadas, mas o Benfica não o quer deixar sair. E Bruno César pelos vistos vai sair para um clube da Arábia Saudita.

Vamos por partes. Aimar jogou muito pouco nesta primeira meia época, esteve grande parte do tempo lesionado e já apresenta uma idade avançada, bem como um salário elevado. No entanto técnica e tacticamente Aimar é ainda um grande jogador. Esteve parado muito tempo, portanto seria azar a mais voltar a estar muito tempo parado na segunda volta. Portanto acredito que Aimar ainda será muito útil ao Benfica. Não para jogar sempre a titular, mas sim para ser uma alternativa válida em muitos jogos, pois existirão muitos jogos e será necessário fazer rotações, para não levar os jogadores ao esgotamento físico. Além do mais pela sua experiência Aimar é uma extensão do treinador no campo. Por isso concordo que fique.

Quanto a Nolito e Bruno César sempre defendi que 1 deles deveria saír. Não tinha preferência por nenhum. O Benfica tem neste momento no plantel principal para jogar nas alas Sálvio, Ola Jonh, Gaitán, Nolito e Bruno César, o que é muito, pois só jogam 2 e outros dois para o banco, logo sobra sempre 1. Além do mais na equipa B o Benfica ainda tem Urreta, Miguel Rosa e Ivan Cavaleiro. Desta forma a saída de 1 dos jogadores menos utilizados na equipa principal será bom, pois o que ficar terá mais tempo de jogo e consequentemente mais motivação. Em caso de necessidade a equipa B dará um auxilio.

O dinheiro obtido na venda do Bruno César deve ser utilizado para abater passivo. Não sei qual a verba envolvida no negócio, mas penso que será no mínimo 6 milhões de euros.

No próximo fim de semana será um jogo importantissimo, dos mais dificeis da liga. O Benfica desloca-se ao reduto de uma das equipas B dos corruptos, neste caso a braga e terá de fazer um grande jogo para obter a vitória. É preciso concentração máxima.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sem xistralhadas é outra coisa


O Benfica foi a Coimbra esmagar a Académica por 4 a zero com golos de Ola John, Lima (2) e Sálvio. Foram 4 mas podiam ser muitos mais, tal foi o caudal ofensivo do Benfica. O Benfica entrou fortíssimo e logo nos primeiros minutos marcou, depois foi continuando a criar perigo e aos 27 minutos já estava o jogo decidido, num grande golo de Lima a fazer o 3 a zero.

Para este jogo Jorge Jesus optou quase por jogar com a equipa do último jogo com os corruptos, as excepções foram as trocas de Luisão pelo lesionado Garay, André Almeida por Maxi e Ola Jonh por Gaitán.

Adivinhava-se um jogo complicado. A Académica em Coimbra é sempre muito difícil, porque os jogadores normalmente fazem o jogo do ano contra nós e além disso normalmente há xistralhadas a impedir o Benfica de ganhar. Esta época em Coimbra para a liga foi uma xistralhada tremenda e o benfica empatou 2 a 2 com os golos dos "estudantes" a serem marcados através de penaltis inventados. Em 2011/2012 também tinha sido um roubo tremendo dum Hugo Migueis quando o Benfica estava na liderança e na jornada seguinte recebia os corruptos, onde foi novamente roubado, dessa vez foi uma proençada...

Desta vez o Benfica entrou de tal forma forte que nem o ex(?) super dragon teve capacidade para impedir a vitória do Benfica.

O Benfica é sempre favorito em qualquer competição interna, mas nesta taça de Portugal em específico é ainda mais favorito, pois está nas meias finais, que agora é jogada a duas mãos com o Paços de Ferreira e depois jogaremos a final contra o vencedor da eliminatória entre o Guimarães e o Belenenses, portanto está totalmente ao alcance a sua conquista.

O principal destaque vai para Lima que nos últimos quatro jogos fez 5 golos, o que é muito bom. Lima já leva 14 golos esta época em todas as competições. Está a 7 do Cardozo, que nos últimos jogos não tem estado tão certeiro como habitual.

A única coisa que não gostei foi o Benfica na segunda parte continuar com muitas transições em velocidade, o que provoca muito desgaste nos jogadores, quando já não era necessário, pois já vencíamos por 3 a zero. Preferia um jogo mais de posse de bola de forma a evitar desgaste físico. Nesta altura da época com muitos jogos das várias competições é necessário poupar o máximo do físico dos jogadores.

Agora concentração máxima para o jogo de segunda feira com o Moreirense em Moreira de Cónegos.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Logo é para ganhar

O Benfica defronta logo à noite a Académica em Coimbra para os quartos de final da taça de Portugal. Um jogo do Benfica em Coimbra é sempre muito complicado, ainda para mais sendo Pedro Emanuel o treinador. Além disso sempre que o Benfica vai a Coimbra normalmente é escandalosamente roubado por xistras e companhia. Juntando tudo isto a um jogo que dará meia final na taça que por acaso foi ganha pela Académica então teremos o jogo do ano para a Académica.

Será um jogo difícil, mas é um jogo para ganhar, pois ganhando o jogo de hoje o caminho está aberto para a final da competição, pois a meia final será jogada em duas mãos e então mais facilmente será vencida pelo Benfica. O Benfica é o grande favorito para a conquista deste troféu, já o era no inicio da competição, pois o Benfica é sempre favorito em qualquer competição nacional, mas ficou ainda mais favorito depois da eliminação dos corruptos e das suas principais filiais. 

O Benfica vem de um jogo intenso no fim de semana, mas isso não pode ser desculpa, o Benfica tem total obrigação de ganhar este jogo e vencer este troféu.

A convocatória para este jogo tem algumas particularidades. Luisão regressa, deve estar recuperado e será em principio titular ao lado de Jardel, pois Garay ficou a descansar. Aimar não foi convocado, o que poderá querer dizer que estará mesmo de partida para os Emirados. Nolito também não foi convocado, já tinha ficado na bancada no jogo com os corruptos, o que poderá significar que também estará de saída para a liga espanhola, apesar de Jorge Jesus ter dito que não o deixava sair. Penso que tanto Aimar, como Nolito devem sair, pois serão sempre suplentes na grande maioria dos jogos, terão então pouco tempo de utilização. Aimar ainda é um grande jogador técnica e tacticamente, mas a nível físico é já bastante débil para um liga portuguesa que é muito exigente em termos físicos. Quanto a Nolito a sua saída por empréstimo permitirá a  recuperação dos índices de confiança do espanhol e consequentemente uma valorização do activo. Além do mais o Benfica está muito bem servido ao nível de extremos, pois tem Sálvio, Gaitán, Ola Jonh e Bruno César e ainda tem dois jogadores na equipa B que podem ser boas alternativas em caso de necessidade que são Miguel Rosa e Urreta, este último jogou o seu primeiro jogo oficial esta época pela equipa B na última jornada e foi convocado para o jogo de hoje. Urreta é um jovem uruguaio com muito potencial. Espero vê-lo um bocadinho em acção logo à noite.

Aguardo um bom jogo e uma grande vitória do Benfica.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Ele merece


No post anterior tinha pedido a renovação de Cardozo e Jorge Jesus. A primeira já está. O Benfica renovou o contrato com Cardozo até 2016. Assunto arrumado. Já há muito que se falava que Cardozo queria renovar, que o Benfica queria que ele renovasse e acabou por acontecer hoje o desfecho feliz para ambas as partes. O Benfica garante a continuidade do goleador e o Cardozo passa a ganhar um salário superior.

Cardozo desde que chegou ao Benfica, em 2007, foi sempre o melhor goleador do Benfica. Já marcou muitos golos (150) com a camisola do Benfica em jogos oficiais. É um dos maiores goleadores de sempre do Benfica. Contando com esta época, que ainda não acabou Cardozo tem uma média de 25 golos por época. Não são muitos os avançados que se possam gabar de apresentar uma média de golos deste calibre.

O Benfica vai arrumando a casa. Nos últimos dias renovou contrato com Matic, Jardel e Cardozo. Agora apenas falta decidir as questões de Aimar e Nolito. São dois grandes jogadores, mas tendo em conta os elevados salários e a reduzida utilização penso que seria boa ideia deixar o Aimar continuar a sua carreira no Médio Oriente e emprestar o Nolito a um clube espanhol. O Aimar pouco tem jogado, agora está regressar o Carlos Martins também e além do mais o Benfica tem utilizado preferencialmente 2 pontas de lança, logo Aimar será quase sempre suplente. Quanto a Nolito terá sempre poucas hipóteses de jogar, pois se não existirem lesões graves o lado direito estará entregue a Sálvio e o lado esquerdo a Gaitán ou Ola Jonh. Para suplentes, para jogar numa das alas ainda temos o Bruno César e caso seja preciso mais ainda temos na equipa B Miguel Rosa, Ivan Cavaleiro e Urreta.

Não esquecer que ainda falta renovar com Jorge Jesus...

Outra boa noticia


Depois de ontem ter sido anunciada a renovação do contrato de Matic até 2018, hoje é anunciada a renovação de contrato de Jardel até 2018.

Jardel tem feito muitos jogos esta época, primeiro por causa do castigo de Luisão, depois pela lesão do Luisão. Jardel não é um central exuberante, mas é um central que cumpre e que tem feito boas exibições, sendo que ainda está a aprender a jogar num grande clube, pois jogar no Benfica é totalmente diferente de jogar no Olhanense ou no Estoril. Ao treinar e jogar com jogadores de alto nível Jardel evoluiu muito, está muito mais jogador do que há 2 anos atrás.

Como tem cumprido bem o seu papel merece a renovação de contrato e a respectiva melhoria salarial.

Agora falta renovar com Cardozo e Jorge Jesus que também merecem a renovação e Cardozo merece uma melhoria financeira, pois tem feito por a merecer.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Breves

Finalmente os esverdeados foram punidos pelo Conselho de disciplina a indemnizar o Benfica em 359.338 euros devido ao incêndio que os adeptos esverdeados fizeram aquando do derbi lisboeta da época passada. É caso para dizer mais vale tarde do que nunca... Mais de um ano depois desse jogo finalmente é feito alguma coisa. Agora é esperar que os esverdeados tenham dinheiro para pagar os prejuízos... Além do dinheiro a pagar os esverdeados deveriam emitir um pedido de desculpas formal. Mas vou esperar sentado...

Hoje foi um dia com algumas boas noticias para esquecer a desilusão de ontem. A federação portuguesa de voleibol ordenou a repetição do jogo Espinho x Benfica. Uma boa decisão, uma vez que o que se passou nesse jogo foi uma autêntica palhaçada.

E para terminar a renovação de Matic, que bem merece pelo trabalho que tem feito desde o inicio da época. Matic renovou até 2018 com uma cláusula de rescisão de 45 milhões. Aquele que muitos criticaram quando veio para o Benfica envolvido no negócio David Luiz para o Chelsea dizendo que não valia nada. Quando saíu o Javi no dia 31 de Agosto muitos disseram que o Benfica estava desgraçado pois ficava sem médio defensivo. Muita dessa gente anda agora a morder a língua semana após semana...


Desilusão


O jogo foi precedido por uma excelente coreografia preparada pelos responsáveis do Benfica e implementada pelos benfiquistas. Iniciativa espectacular. Muito bonito, gostei muito de ver.

O Benfica empatou ontem com os corruptos a duas bolas, o que deixa tudo na mesma na frente da classificação. Antes do jogo pensava que o Benfica ia ganhar, tinha grande esperança na vitória do Benfica, pois o Benfica vinha de muitas vitórias consecutivas na liga, estava a demonstrar bom futebol e jogava em casa, por isso tinha tudo para ganhar o jogo. Não foi assim, por isso a minha grande desilusão.

O Benfica iniciou o jogo num 4x4x2 com Lima e Cardozo na frente. Este é um sistema muito arriscado contra equipas que sejam também fortes. Neste tipo de jogos grandes, principalmente neste caso em que os corruptos jogam num 4x3x3, ou seja com um meio campo muito preenchido e neste caso ainda reforçado pelo Defour (o tal que tem asma...) seria recomendado o Benfica jogar num 4x4x1x1. Só que ao utilizar este sistema o Jesus teria de tirar um dos pontas de lança (Cardozo o melhor goleador da liga ou o Lima que na última semana marcou 3 golos em jogo e meio). Qual deles ficaria de fora??? E se utilizando o esquema do 4x4x1x1 o Benfica perdesse??? Toda a gente cairia em cima do Jesus dizendo que ele tinha demonstrado medo dos corruptos e tinha incutido nos jogadores uma atitude de receio...

Portanto embora preferisse o esquema táctico mais conservador não posso criticar o Jesus por ter utilizado o sistema tipo que está muito mais rotinado. Além do mais o Jesus não teve culpa nenhuma nos golos de sorte que os corruptos marcaram... No primeiro o Martinez vai à bola, não lhe consegue tocar, enganando toda a gente, depois a bola passa pelo meio das pernas do Garay e vai direitinha para a cabeça do Mangala. No segundo golo foi um falhanço inacreditável do Artur... depois do falhanço na última jornada contra o Estoril, mais um golo oferecido. Na liga esta época já ofereceu 3 golos aos adversários (o outro foi ao Beira Mar). Já na época passada o golo em fora de jogo dos corruptos foi também culpa dele. Artur é um bom guarda redes, mas por vezes tem falhas muito graves.

Ou seja, os golos dos corruptos não resultaram da qualidade do seu futebol, mas sim de lances de pura sorte. Depois temos os golos do Benfica que resultaram de grandes jogadas. Dois grandes golos (de Matic e Gaitán) que resultaram de duas jogadas de envolvimento muito boas dos jogadores do Benfica, em que os jogadores dos corruptos ficaram completamente à nora. Desta forma, se não fosse a sorte do adversário o Benfica teria ganho o jogo e ainda falta falar do lance do Cardozo que isolado rematou bem, mas o Helton conseguiu ir lá buscar a bola. Aqui esteve a grande diferença no jogo, enquanto o Artur deu um golo aos corruptos, o Helton tirou um golo quase certo ao Benfica. São estas pequenas coisas que no fim acabam por fazer muita diferença...

Em relação ao árbitro, não digo o que os responsáveis do Benfica dizem em relação à arbitragem "excelente arbitragem", mas digo que foi uma boa arbitragem, em que o árbitro tentou não ser ele a decidir o jogo, em que tentou que as equipas terminassem com 11, tendo poupado vários amarelos  a jogadores de ambas as equipas. Lembro-me de uma entrada do  Mangala sobre o Cardozo em que lhe dá uma joelhada nas costas e ainda uma cabeçada e nem falta foi marcada, Moutinho sobre o Perez na primeira parte (na segunda parte levou amarelo por uma falta dura sobre o Aimar...), de uma calcadela do Fernando no Gaitán que também nem falta foi marcada, depois o Perez reclamou e ainda viu amarelo e ainda uma joelhada do Alex Sandro nas costas do Sálvio. O Maxi pela sequência de faltas que teve na primeira parte também merecia amarelo e o Matic depois de já ter amarelo parou aquele contra ataque e também merecia amarelo. Portanto em termos de amarelos o Benfica ainda tem mais razoes de queixa. Foi uma opção do árbitro deixar jogar um pouco mais duro e guardar os cartões de forma a evitar expulsões e se foi essa a ideia do árbitro concordo.

No final do jogo os corruptos queixaram-se que foram roubados, que dois jogadores do Benfica mereciam ser expulsos e que lhes foram assinalados 3 foras de jogo mal assinalados. Os tais que dizem que é "ridículo falar dos árbitros", pela boca morre o peixe... Aquele pereirinha corrupto queria matar tudo  e todos no final do jogo, mas só vê um lado, só vê os lances a favor dele, os outros faz de conta que não existiram... Este pereirinha está muito mal habituado, vinha com muito paleio antes do jogo, a mostrar uma arrogância tremenda, porque contava ganhar o jogo, contava com as ajudas dos árbitros para ganhar o jogo, por isso entendia que podia ser arrogante. Não me lembro deste pereirinha se queixar do proença o ano passado por ter expulsado o Emerson por este ter feito apenas duas faltas, não me lembro deste pereirinha se queixar que o segundo golo dos corruptos nasceu numa falta sobre o Witsel que não foi assinalada, não me lembro dele se queixar da validação do seu terceiro golo quando estavam dois jogadores claramente em fora de jogo num lance fácil de analisar... Como pode esta gente ter lata para se queixar dos árbitros??? Décadas a serem levados ao colo pelos árbitros e esta época já vários foram os roubos em seu beneficio e vários em prejuízo do Benfica e ainda têm coragem para criticar os árbitros??? São mesmo gente sem vergonha...

Outra coisa que tem passado escondida pelos jornalistas amestrados. O banco dos corruptos era composto por Fabiano, Abdoulaye, Castro, Izmailov, Kelvin, Tozé e Sebá. Imaginem que o benfica tinha estes jogadores no banco. Quantas páginas seriam escritas, quantas palavras seriam ditas sobre o má composição do palntel do benfica, sobre a falta de um plantel equilibrado??? Quantas críticas seriam dirigidas a Jesus e Vieira???

O resultado foi mau, mas não podemos perder a esperança, continuamos na frente, continuamos a depender apenas de nós próprios. Um empate para o Benfica é sempre mau, mas não nos devemos esquecer que nos duas últimas épocas perdemos com os corruptos na Luz. Continuamos a ter tudo para sermos campeões. Estamos em 4 competições e com aspirações à vitória em todas elas.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Arrogância pura


"Na Liga dos Campeões acho que não estão, eu pelo menos não conheço o adversário do Benfica na Liga dos Campeões."

O pereirinha dos corruptos teve mais uma das suas tiradas à corrupto, mesmo típica de gente sem carácter. Demonstrando uma enorme arrogância e pretensa superioridade.

Este pereirinha já se deve ter esquecido da liga dos campeões patética que ele fez com os corruptos a época passada, sendo eliminado por uma equipa de... Chipre, composta por muitos jogadores medianos...

Este ano como passou aos oitavos de final da liga dos campeões já anda armado em herói nacional... Este homenzinho é um triste, um atrasado mental. Tem um titulo nacional no currículo porque lho deram... Até a minha avó conseguia "ganhar" o titulo que ele ganhou. Este pereirinha de futebol não percebe nada. Vai ganhando porque é quase impossível não ganhar no clube do putedo.

No domingo ao fim da noite este pereirinha arrogante de meia tigela vai ter uma resposta.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Bonito gesto

O Benfica venceu ontem a Académica por 3 a 2 garantindo desta forma o apuramento para as meias finais da taça da liga onde irá medir forças em Braga.

Jorge Jesus fez muitas mudanças na equipa comparando com o último jogo da liga frente ao Estoril. Só Jardel repetiu o lugar no onze. Com 10 alterações de 1 jogo para outro é normal que a equipa se ressinta em termos de produtividade. Ainda para mais se juntarmos outras condicionantes que foram as participações simultâneas de 2 jogadores que andam amuados (Nolito e Bruno César) e dois jogadores sem ritmos competitivo (Aimar e Roderick). Ainda temos de juntar a tudo isto a alteração do sistema táctico que passou de 4-4-2 para 4-4-1-1. Com todas estas condicionantes acabamos por jogar em clara inferioridade numérica...

Ainda para mais tivemos um azar desgraçado. Na primeira vez que a Académica remata à baliza faz golo. Na segunda vez que a Académica remata à baliza faz golo outra vez...

No entanto o Benfica conseguiu reagir muito bem, pois tendo estado a perder por 2 a 1 conseguiu dar a volta. As entradas de Martins e de Kardec e depois de Sálvio ajudaram muito.

Os golos do encontro foram todos limpos. Houve dois lances duvidosos (um para cada lado) em termos de fora de jogo, mas estavam ambos em linha. Depois de já estar 3 a 2 e ja ter sido um jogador expulso da Académica Makelele entra com tudo e dá uma chapada no Sálvio e o árbitro só mostra amarelo ao jogador da briosa... Aqui houve uma clara tentativa do jogador da Académica de irritar  o Sálvio para ver se ele reagia para ser expulso e depois o árbitro deixou esse Makelele em campo para ver se num lance futuro o Sálvio se ia vingar. A ideia era tirar o Sálvio do próximo jogo. Será que estão com medo do Sálvio???

Gostei particularmente de Kardec que fez um golo e uma assistência para o Lima.  Gostei também da sua dedicatória para o João Cancelo. Outro dos destaques do jogo vai para os passes do André Gomes. Que belos passes ele fez durante o jogo a isolar os colegas, infelizmente não foram aproveitados.Lima fez um grande jogo juntando mais dois golos ao seu pecúlio. Está claramente a mostrar que merece jogar contra os corruptos.

Roderick mostrou falta de ritmo, mas gostei de ver a agressividade que demonstrou nas suas intervenções. Parece que vem mais agressivo, o que é bom, pois antes parecia muito mole e quando os avançados sabem que o defesa é mole jogam mais à vontade e criam mais perigo. Será um grande reforço para a equipa B e uma boa alternativa para a equipa principal, uma vez que Miguel Vítor parece não contar.

Missão cumprida. Agora pensar no jogo com os corruptos. Preparar bem os jogadores e a táctica para ganhar o jogo contra o clube do putedo. Uma vitória no domingo será um passo de gigante rumo à conquista do título.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O negócio catastrófico

Os esverdeados acabaram por fazer um dos piores negócios de sempre. Mandaram o Izmailov para os corruptos. É certo que o russo não jogava e ainda para mais um um ordenado alto. Mas as contrapartidas dos corruptos cheiram a ridículo... Primeiro com Miguel Lopes que estava em final de contrato com os corruptos, os corruptos não queriam renovar com ele, logo o valor dele era zero. Se os esverdeados o quisessem mesmo era só propor um contrato, pois ele era um jogador livre. Depois além do Miguel Lopes os corruptos enviam para os esverdeados outro jogador super valioso... o Ventura, um guarda redes com 24 anos que não tem lugar em equipa nenhuma... Os esverdeados têm na equipa B e nos juniores melhor.

Fala-se que Miguel Lopes assinou por 5 anos e meio com um contrato de 1 milhão por ano. Acho muito, a ser verdade lá se vai a teoria de que o Izmailov saiu para poupar nos ordenados...

Diz-se que cada clube ficará com 50% dos direitos económicos de cada um dos jogadores envolvidos. Se for verdade é mais uma enrrabadela, pois o Izmailov nunca será vendido pelos corruptos, enquanto o Miguel Lopes como ainda é novo pode vir a ser vendido, tipo João Pereira. Se sair por 4 milhões os corruptos, sem nada fazerem recebem 2 milhões. Nem falo do Ventura, pois esse vai só para ajudar o Paulinho com as toalhas...

Resumindo este negócio é ruinoso para os esverdeados e bom para os corruptos, pois estes enviam 2 jogadores que nada valiam para eles e vão buscar um jogador que mesmo sendo uma incógnita em termos físicos, prejuízo nunca dará, pois não custou nada. Além disso todos sabemos que a amarelinha ou azulinha funciona muito bem naquelas latitudes.

Os esverdeados devem assumir-se claramente como a equipa C dos corruptos. Não vale a pena andar a tentar esconder esta evidência.

Os esverdeados se fossem minimamente inteligentes e não fossem submissos aos corruptos ofereciam o Izmailov para a Rússia e não faltariam clubes a dar no mínimo dos mínimos 1 milhão de euros. Além disso os esverdeados podiam depois colocar no contrato dele verbas em caso do Izmailov fazer determinado número de jogos. Com esse milhão, se assim entendessem podiam tentar contratar o Miguel Lopes a custo zero. Mas como boa equipa C submissa entenderam dar o jogador aos corruptos.

E o Elias não será agora trocado pelo Castro e pelo Bracalli???

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O treinador dos treinadores


Jesualdo Ferreira vai ser o novo treinador dos esverdeados. Será o quarto treinador dos esverdeados esta época. De ressalvar que ainda nem a meio da época estamos... Depois de Sá Pinto, Oceano, Vercauteren, agora chegou a vez do treinador dos treinadores assumir o cargo.

Os esverdeados escolheram bem. Escolheram o melhor treinador português de todos os tempos, pois este Jesualdo é o único treinador português com 3 títulos de campeão nacional, ainda para mais seguidos. Portanto o homem tem de ser mesmo muito bom. A juntar a estes títulos tem ainda 2 taças de Portugal e ainda uma super taça. Definitivamente este homem é um fora de série, isto se ignorarmos o local onde "conquistou" todos estes troféus. Se referirmos onde ele "ganhou" os títulos a coisa já perde importância, pois nos corruptos até a minha avó seria campeã.

Depois dos grandes feitos no clube do putedo partiu para uma aventura internacional. Assinou pelo Málaga de um milionário das arábias no dia 18 de Junho de 2010. Esteve no cargo até dia 2 de Novembro de 2010, onde após resultados brilhantes como 2 vitórias, um empate e 6 derrotas foi despedindo deixando o clube numa confortável 18.ª posição.

Depois desta aventura bem sucedida partiu para a Grécia para treinar o Panathinaikos a 17 de Novembro de 2010. Apanhou o clube na segunda posição e terminou a época também na segunda posição.

Na época seguinte continuou no Panathinaikos, começando a época da melhor forma ao ser eliminado na 3.ª pré eliminatória da liga dos campeões pelo colosso Odense. Logo de seguida conseguiu ser eliminado no play off da liga Europa pelo também colosso Maccabi Tel Aviv. No campeonato ficou em segundo lugar.

Na presente época foi eliminado no play off da liga dos campeões pelo Málaga. Na liga Europa fez 4 jogos tendo perdido 2 e empatado os outros 2. No campeonato fez 10 jogos, tendo ganho 3, perdido 1 e empatado 6, estando quando foi despedido a 14 de Novembro de 2012 em 6.º lugar a apenas 15 pontos do primeiro. Realmente ele mostra potencial para treinar os esverdeados.

Por altura do Natal assinou pelos esverdeados para ser o treinador dos treinadores, tendo no dia de hoje mais a função de treinador dos esverdeados. Nada de especial para um treinador dos treinadores.

Este Jesualdo, tirando os títulos ao serviço do clube do putedo, não fez nada de jeito na vida. Portanto parece-me ser uma excelente escolha para continuar a tarefa do go(r)dinho lopes.

Uma pequena nota final.

Porque é que os esverdeados não se assumem definitivamente como a equipa C dos corruptos???

Eu não fico nada surpreendido

O "incrível" macaco verde foi premiado pelo jornal russo Life Sports com o fantástico prémio de flop do ano na Rússia. Nada de surpreendente para quem acompanhava regularmente o futebol português.

Quem não se lembra de outros "fantásticos" jogadores que passaram pelos corruptos e que chegam depois aos outros clubes e são considerados jogadores banais???

Quaresma
Foi considerado o pior jogador do campeonato italiano em 2008. Em 2009 consegui manter a grande forma, no entanto não conseguiu manter o primeiro lugar. Ficou em segundo, o que também é bom...


Pepe
Este não brinca em serviço... Bate em tudo o que mexe.

Ricardo Carvalho
Ou sou titular da selecção ou vou embora...

Paulo Ferreira
Um dos casos mais estranhos do mundo. Participa em 3 ou 4 jogos por ano...

Bosingwa
Ou sou titular ou vou embora...


Lucho
Devolvido à procedência...

Bruno Alves
Suplente a maior parte das vezes no Zenit


Raul Meireles
A cobra cuspideira que desde que saiu dos corruptos não para em clube nenhum... no máximo uma época e até qualquer dia... O problema não é dele, com certeza deve ser culpa dos clubes por onde passa...

Não será um pouco estranho tantos casos relacionados com jogadores que passam pelos corruptos???

Não. Não acho estranho. Os jogadores dos corruptos em Portugal habituaram-se a fazer o que querem quando bem entendem. Tudo lhes é permitido. Podem atirar chuteiras aos árbitros, dar peitadas nos árbitros, agredir adversários que está tudo bem. Depois com a amarelinha ou azulinha não há quem os pare. São fenomenais aqui em Portugal. Vão para outro clube e se lá não há amarelinha ou azulinha os fenomenais tornam-se banais...

A magia está de volta

Hoje foi o dia do regresso do grande mágico Aimar. Depois de três meses de ausência devido a lesão, Aimar voltou com a sua classe para os últimos 20 minutos da partida quando o resultado estava feito. Este não é o Pablo Aimar de outros tempos, aquele super Aimar de 2009/2010, pois os anos não perdoam e Aimar já tem 33 anos, mas a classe, aquela técnica ainda lá está. Portanto Aimar tem de recuperar muito bem os seus índices físicos para voltar a estar em grande nível. O Benfica precisa de um Aimar em grande nível, pois um jogador com aquela classe pode desequilibrar um jogo a qualquer momento.

Quem parece que está de regresso é aquele que para mim é melhor jogador tecnicamente do futebol português. Gaitán depois de praticamente 1 ano de "ausencia" parece estar de volta. Contra o Aves já tinha feito um grande jogo e agora voltou a ser fantástico. Os níveis físicos parecem estar bons e a confiança e a vontade está de volta. Este jogador com a técnica que tem, estando confiante, bem fisicamente e com vontade de jogar futebol é o melhor jogador a jogar em Portugal.

Gaitán está confiante. Avança sobre os adversários ofensivamente e também defensivamente. Gaitán ontem mostrou-se muito agressivo (no bom sentido) e tem de ser assim. Além do belo futebol que praticou marcou também um golo fabuloso e fez uma soberba assistência para o golo de Lima.

Espero bem que este Gaitán tenha vindo para ficar, pois o Benfica precisa deste Gaitán. Os dois últimos jogos fizeram-me lembrar a primeira época e meia deste jogador no Benfica em que foi fantástico.

De resto, o Benfica venceu muito bem o Estoril na Amoreira por 3 a 1 com golos de Gaitán, Lima e Sálvio. Três grandes golos. O Benfica controlou quase completamente o jogo, apesar da boa réplica do Estoril. Foi pena o golo do Estoril em que o Artur ficou muito mal na fotografia.
Quarta feira já há jogo outra vez. Agora com a Académica para a taça da liga. Espero que seja feita uma rotação de jogadores na equipa de forma a que a equipa esteja super bem fisicamente no próximo domingo para receber os regionais.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Não vale a pena esconder

Anteontem  tinha referido aqui que o Cardozo é neste momento o goleador mais eficaz a jogar na Europa. Critiquei também nesse post a falta de destaque dada a este facto pela imprensa desportiva deste pobre país. Se o Cardozo fosse um jogador dos corruptos ou dos esverdeados não haveria páginas que chegassem para lhe dar destaque. Como é do Benfica o feito do Cardozo passa quase despercebido.

Quem não se lembra das muitas páginas dedicadas ao macaco verde??? Era um fartote de páginas a elogiar o tal "incrivel" que era destacado com todos os adjectivos imagináveis e inimagináveis para o promover. Frequentemente surgiam páginas a dizer que o Chelsea dava 60 milhoes, no outro dia era o PSG a dizer que dava 70 e tal milhões, depois era o Guardiola que o exigia para renovar pelo Barcelona... e muitas mais.

Depois tivemos também primeiras páginas com um "novo messi" referindo-se a Iturbe, depois veio outro "novo messi" referindo-se a Atsu, mais recentemente veio a comparação do Éder com o... Eusébio. Haverá limite para tanta estupidez???

Reclamei anteontem da falta de destaque dada ao Cardozo e o destaque apareceu hoje na capa da bola e do record, só que o super destaque da página vai para a possível contratação do Liedson pelos esverdeados, esse grande avançado na sua plena juventude com 35 anos ou então para a possível contratação de Baba pelos esverdeados. Ao Cardozo ficou um pequeno destaque.

Mas esse pequeno destaque, apesar de indicar dados quase verdadeiros, pois os organismos oficiais do futebol atribuem ao Cardozo 21 golos em provas oficiais e a bola atribui apenas 20, diz que o Cardozo é o 3.º melhor goleador em média de golos por jogo, só atrás do super Messi e Falcao.

Só que o tal jornal deveria ser mais rigoroso. Será igual um jogador jogar 90 minutos e outro jogador jogar apenas 45 minutos e tudo simbolizar um jogo??? Para o tal jornal é tudo igual, tudo conta um jogo independentemente de ter jogado muitos ou poucos minutos.

Se compararmos os minutos de utilização efectivos dos jogadores verificamos que o Cardozo não é o 3.º melhor da Europa, mas sim o 1.º.

Cardozo é neste momento simplesmente o goleador mais eficaz na Europa, pois é aquele que em média precisa de menos tempo para marcar um golo.

Normalmente os jornais gostam mais de dar protagonismo a quem não o merece, como é o caso do que aparece em baixo...

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cardozo é o melhor da Europa

Cardozo lá voltou a fazer das suas. Ontem marcou mais um hattrick. Depois do hattrick contra os esverdeados e contra o Marítimo, desta vez a vítima foi o Aves. 

Cardozo tem demonstrado estar em grande forma. Está a mostrar claramente que merece a renovação com valores bem elevados. Cardozo é um super goleador. Não sou eu que o digo, quem o diz são os golos que marca, época após época. Não há melhor em Portugal. Mas o mais grave nesta história é que este super ponta de lança é por vezes assobiado por benfiquistas no seu próprio estádio. Quando Cardozo sair o Benfica vai ter dificuldade em arranjar outro goleador semelhante.

Outra coisa espectacular é o destaque, ou melhor a falta de destaque, que a imprensa dá ao Cardozo. Ai se ele vestisse de azul e se chamasse incrível macaco verde.

Consultei as listas de goleadores nos principais campeonatos da Europa (Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, França, Holanda, Turquia, Ucrânia, Rússia, Grécia, Escócia, Bélgica e Portugal). Tirando Espanha em que seleccionei também o Falcao e o Cristiano Ronaldo, nos outros países seleccionei apenas o principal goleador do campeonato. Contabilizei todos os minutos e golos de todas as competições de cada país.

Depois de analisar os dados em termos de golos e de minutos jogados chego à conclusão que o Cardozo apresenta a melhor média em relação aos minutos para fazer um golo. Destes maiores artilheiros o Cardozo é o que precisa de menos tempo para marcar 1 golo, precisa de menos de 63 minutos para finalizar, enquanto por exemplo o super jogador Messi precisa de mais 1 minuto.

Em termos absolutos de golos só Messi, com uns assombrosos 35 golos, e Cristiano com 23 têm mais golos que o Cardozo. Todos os outros têm menos que os 21 golos do Cardozo.

Infelizmente estes números são esquecidos pela amestrada comunicação social portuguesa...


Uma pequena nota para o goleada do Benfica ao Aves, por números que já não se usam. Também desvalorizada pela comunicação social amestrada, que se fartam de repetir que o Aves é de segunda divisão, mas se esquecem de dizer que está em terceiro lugar na segunda liga e que o Benfica não marcou mais porque jogou a brincar a partir da meia hora de jogo. De destacar também a grande exibição do Rodrigo e do Gaitán.

Agora continuar a trabalhar e concentração máxima, pois nas próximas 2 semanas continuaremos a fazer 2 jogos por semana, portanto é preciso muito trabalho e muita rotação de jogadores, para que estes não se ressintam da sobrecarga de jogos.
Outras coisitas...